O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante um discurso na última quarta-feira, 19, que cinema e novelas não são feitos para ensinar “putaria”. A declaração foi feita durante um discurso para defender a classe artística onde foi anunciado um investimento de 1,6 bilhão à cultura.
O presidente afirmou que o investimento está sendo feito pois entende que a cultura é uma influência para quem consome: “Sou da turma em que artista, cinema e novela não é pra ensinar putaria. É pra ensinar cultura, é pra contar história, é pra contar narrativas. Não pra dizer que queremos ensinar às crianças coisas erradas”.
“Nós só queremos fazer aquilo que se chama arte. Quem não quiser entender o que é arte, dane-se, porque nós queremos muita arte, muita cultura e muita disposição das pessoas participarem”, completou
Ao lado da ministra da cultura Margareth Menezes, cineastas e atores, o presidente anunciou o investimento de R$ 1,6 bilhão para o audiovisual, este ano. Também foi assinado um decreto (lei nº 14.814/2024) para regulamentar a Cota de Telas, que garante espaço para produções brasileiras em salas de cinema do país, que tem validade até 31 de dezembro de 2033.
A declaração e anúncio do investimento aconteceu em uma cerimônia para celebrar o Dia do Cinema Nacional, contado com a presença de artistas conhecidos como Antonio Pitanga, Camila Pitanga e Andrea Horta.
CONFIRA O VÍDEO:
‘PARA CONTAR HISTÓRIAS’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante um discurso na última quarta-feira, 19, que cinema e novelas não são feitos para ensinar “putaria”.pic.twitter.com/04jae3ymAK
— BT Mais (@belemtransito) June 20, 2024