A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou o aumento de 45% em suas bolsas a partir de 1º de agosto e decidiu garantir aos bolsistas de pós-doutorado o ressarcimento da contribuição com previdência social.
Em nota, o conselho superior da fundação afirmou que “entende que o momento de incertezas que cercam o futuro da atividade científica no país exige ações eficazes para preservar a continuidade da formação de pesquisadores e assegurar a solidez do sistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado e no país”.
O reajuste será válido para as bolsas de doutorado, das diferentes variantes de pós-doutorado, de mestrado e de iniciação científica. Com o reajuste, os valores das bolsas irão variar de R$ 1.080, para quem está vinculado à Iniciação Científica, e R$ 13.260, valor que será destinado aos bolsistas do programa Jovem Pesquisador.
Novos valores da Fapesp
A Fapesp alega que a medida é importante para “retenção e atração internacional de talentos para o Estado de São Paulo, especialmente voltado para a nova geração de pesquisadores e empreendedores”.
Nas redes sociais uma postagem compara os valores pagos pela fundação estadual àqueles pagos pelo governo federal: “A diferença de valores das bolsas FAPESP e CNPq só aumenta! Se há uma política que funciona em SP, é essa! Isso pq a agência é protegida pela constituição estadual. Lembrem de votar em deputados estaduais pró-ciência, pois vira e mexe algum governador safado quer mudar isso”, escreveu outro usuário.
Confira a tabela de valores de Bolsas no país a partir de 01/08/2024.