//

Os primeiros ônibus elétricos irão circular nesta terça-feira, 02, em Belém; confira

Nesta terça-feira, 02, os 5 primeiros ônibus elétricos serão apresentados às 14h na Estação Mangueirão do BRT, em Belém.

Os transportes fazem parte da primeira frota própria da capital paraense, no qual contará com 213 ônibus, dos quais 30 serão elétricos e o restante contem tecnologia de redução de emissão de gases poluentes.

A renovação das frotas de ônibus na capital é fruto da parceria da Prefeitura de Belém com o Governo Federal a partir de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do PAC Seleções.

Como são os ônibus

Os veículos são do modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer. Ademais, são 100% elétricos, com 12 metros de dimensão, se caracterizando principalmente por serem zero emissão tanto de poluentes quanto de ruídos.

Desenvolvidos para atender exclusivamente o mercado brasileiro, o modelo se tornou o mais moderno do país, tendo em vista que a tecnologia utilizada são monoblocos ao invés de chassi e carroceira como geralmente se encontra em ônibus tradicionais. A técnica visa tornar o veículo mais leve, econômico e seguro, além de proporcionar um melhor conforto aos passageiros e consumo energético.

Inclusão e conforto

O ônibus elétrico possui piso baixo, o que permite o embarque e desembarque sem transtornos de degraus. Além de que os corredores são largos e porta com rampa de acesso visando pessoas com mobilidade reduzida.

A climatização é um sistema de ar- condicionado ecológico sem dutos e com saídas de ar nas paredes do ônibus, além dos passageiros, poderem carregar o celular durante as viagens.

Cabine do motorista

Contendo um de assento pneumático, direção moderna com controladores, monitor para as 7 câmeras internas e externas, bem como, retrovisores digitais internos.

O ônibus pode rodar 270 quilômetros com o ar condicionado ligado, com até 76 passageiros e carregamento total de eletricidade em menos de 3 horas.

*Matéria realizada com informações do Portal O Liberal.