/

Polícia Federal investiga 18 focos de incêndio no Pantanal, segundo Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou na última segunda-feira, 1, que o cenário do pantanal é “desolador”. Segundo Marina, a Polícia Federal (PF) investiga os 18 focos de incêndio apontados pela força tarefa como pontos iniciais dos incêndios causados na região.

Segundo Marina, os causadores desses focos de incêndio serão indiciados, além de garantir que estão sendo feitos em áreas particulares: “Assim que as pessoas que iniciaram esses focos forem identificadas, serão indiciadas. O que nós podemos dizer agora, é que a maioria dos incêndios estão acontecendo em propriedades privadas.”, disse. 

Polícia Federal investiga 18 focos de incêndio no Pantanal, segundo Marina Silva. Imagem: Reprodução/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Polícia Federal investiga 18 focos de incêndio no Pantanal, segundo Marina Silva. Imagem: Reprodução/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil

“O que tem de concreto é que sabemos de onde saiu a propagação, trabalhamos com tecnologia avançada. Nesse momento, tem coisas acontecendo no domínio da Justiça, em colaboração com a PF”, completou Marina.

Os casos seguem sendo investigados por brigadistas e pelo Ibama, que colaboram com a PF para identificar os suspeitos de causas os focos. 

No primeiro semestre de 2024, foram registrados 3.538 focos de incêndio que consumiram 700 mil hectares do bioma. A declaração da ministra acontece após uma reunião da sala de situação sobre as queimadas no Pantanal e na Amazônia, no Palácio do Planalto.