Nesta sexta-feira, 05, o partido trabalhista obteve vitória expressiva nas eleições gerais do Reino Unido, garantindo a maioria parlamentar, com 326 assentos, indicando o líder Keir Starmer.
O rei Charles III nomeou oficialmente o líder trabalhista britânico, Keir Starmer. A imagem do encontro foi publicada pelo Palácio de Buckingham.
Minutos antes do resultado das eleições, o primeiro-ministro e líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, admitiu a derrota e disse às pessoas: “Sinto muito”. Ademais, Sunak informou às imprensas locais que parabenizou Starmer pela vitória.
Nova era política
Os conservadores estavam no poder há 14 anos, com os resultados das eleições, o país entra em uma nova era, no qual, marca a presença da esquerda dentro do Reino Unido. Em pronunciamento, Starmer enfatizou o serviço a todas as pessoas. “Eu prometo o seguinte: quer você tenha votado em mim ou não, servirei todas as pessoas neste distrito eleitoral”, disse.
Votação histórica
Nesta quinta-feira, 04, os britânicos realizaram uma votação histórica para um novo parlamento e governo, revelando a opinião da população sobre o tumultuado governo dos conservadores. Desde 2010 no poder, o governo dos conservadores passaram por uma crise financeira global, Brexit e a pandemia.
Quem é Keir Starmer
O mais novo primeiro-ministro do Reino Unido, de 61 anos, é casado e tem dois filhos. É ex-advogado de direitos humanos, já atuou como procurador da Inglaterra e do País de Gales. Starmer entrou para política tarde, sendo eleito um parlamentar apenas em 2015, no entanto, em menos de cinco anos, virou líder do Partido Trabalhista.
*Matéria realizada com informações do Portal CNN Brasil e BBC