Recebeu um SMS sobre uma compra, mas não pediu nada? Ou pediu e está pensando em clicar no link que vem junto? Pode ser golpe.
Um novo golpe que vem sendo aplicado em nome dos correios está afetando diversos brasileiros de diferentes partes do país. A fraude engana os usuários fazendo eles acreditarem que precisam efetuar o pagamento de uma taxa para liberar uma encomenda internacional que está na alfândega.
O SMS encaminhado contém um link que redireciona a vítima para um site falso que foi montado de maneira idêntica ao site oficial dos Correios. Lá é solicitado informações pessoais e conta bancária. Entretanto, o site não corresponde a nenhuma ligação com os Correios.
Nas redes sociais, a conta oficial dos Correios publicou uma nota informando sobre o golpe: “Diariamente, muitas mensagens eletrônicas falsas são enviadas utilizando indevidamente o nome dos Correios e informando sobre a tentativa de entrega de uma encomenda. Esses conteúdos podem esconder intenções criminosas para a realização de fraudes online”, afirmou o alerta da empresa ao público.
COMO SE PROTEGER DE GOLPES COMO ESTE?
É importante tomar precauções para não cair em golpes como este e acabar perdendo dinheiro. Aqui vão algumas dicas para evitar de ser enganado:
- Nunca abra links desconhecidos ou encaminhados por remetentes com quem nunca tenha tido contato.
- Se tiver encomendas que ainda estão para chegar, acesse o site oficial dos correios para verificar (CLIQUE AQUI).
- Nunca forneça dados pessoais ou efetue pagamentos por meio de links recebido
- Em caso de dúvida, procure informações em estabelecimentos físicos ou por meio e contato com a Central de Atendimento dos Correios pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).