Um mega apagão cibernético está afetando serviços e operações de sistemas e comunicações em aeroportos, bancos, estabelecimentos comerciários e empresas no mundo todo nesta sexta, 19.
O caos está relacionado a um problema global em sistemas de segurança cibernética, da CrowdStrike, que utiliza o sistema operacional da Windows, da Microsoft.
Aeroportos estão com voos atrasados ou interrompidos em Portugal, Espanha, na Ásia e nos Estados Unidos. Em outros aeroportos, as companhias têm realizado o check-in de modo manual. O tráfego aéreo na Alemanha, Reino Unido, Austrália, Hong Kong e Amsterdã também foi fechado.
No Brasil, usuários reclamam que aplicativos de banco estão fora do ar. Emissoras de TV, agências de notícias e bolsas de valores também foram prejudicadas e estão fora do ar, sem operar em diversos pontos do país. Em Belém, passageiros também relatam atraso em voos.
A Sky News, um dos principais canais de notícias do Reino Unido, está parcialmente fora do ar. Na Austrália, a rede estatal ABC está com a programação paralisada.
No Brasil, os aplicativos dos bancos Bradesco, Neon, Nex e Pan estão fora do ar, segundo o site Downdetector.
O QUE PROVOCOU O APAGÃO?
Segundo o site UOL, o ocorrido está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. As primeiras informações indicam que o apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que usam o sistema Windows, da Microsoft.
Ainda de acordo com o site, “Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, afirmou o CEO do CrowdStrike, George Kurtz. Ele diz que a empresa está trabalhando ativamente com os clientes afetados.
“Estamos cientes de um problema que afeta dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros. Prevemos que uma resolução será apresentada em breve”, completou.