Durante três dias neste mês de agosto, de 16 a 18, o Hangar, em Belém, sedia o XX Congresso Médico-Amazônico, que vai discutir e debater temas importantes sobre saúde, tratamento e práticas sustentáveis na Amazônia, entre outras discussões relevantes com médicos especializados e profissionais.
A programação proporcionará palestras, mesas redondas e conferências sobre mais de 20 temas, como transplantes no Pará, cuidados para o desenvolvimento infantil e fluoração na água das populações, panorama vacinal e os avanços já obtidos em tratamentos.
A iniciativa também vai provocar reflexões sobre os preparativos para a COP30, que acontece em novembro de 2025 na capital paraense, e analisar oportunidades e condições inovadoras de sustentabilidade para o evento global.
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO
A programação do congresso inclui palestras, mesas redondas e conferências sobre mais de 20 temas relevantes para a medicina atual. Entre os tópicos em destaque estão:
- Panorama dos Transplantes no Pará: Avaliação e perspectivas.
- Desenvolvimento Infantil: Cuidados essenciais.
- Fluoração da Água: Benefícios e desafios.
- Tratamentos Homeopáticos: Eficácia e aplicações.
- Avanços no Tratamento da Doença de Parkinson: Novas terapias.
- Panorama Vacinal no Pará: Situação atual no contexto do Plano Nacional de Imunização.
- Dispositivos Eletrônicos (Vape) e Narguilés: Riscos e verdades.
A expectativa é que o evento atraia cerca de 1200 participantes, entre profissionais da área médica, estudantes e pesquisadores. A palestra de abertura será ministrada pelo cardiologista Eduardo Lapa, de Recife-PE, que abordará o tema “Inteligência Artificial na Medicina”.
Às vésperas da COP 30, que será realizada em Belém em novembro de 2025, o XX Congresso Médico Amazônico reforça seu compromisso com a sustentabilidade. Todas as etapas do evento serão alinhadas a práticas sustentáveis, desde a utilização de materiais reciclados na confecção de crachás e materiais de apoio até a destinação de resíduos para cooperativas de coleta seletiva, promovendo a responsabilidade ambiental e gerando renda para a comunidade.
ESPECIALISTAS NO CONGRESSO
Além das palestras e workshops, o evento contará com talk shows mediado por jornalistas convidados, que abordarão temas como a saúde do homem, preconceitos na primeira infância, cuidados com a mulher, e saúde LGBTQIAP+. Esses momentos proporcionarão ao público a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com especialistas e compreender mais sobre saúde física e psicológica, desmistificando temas ainda pouco discutidos.
Serviço
- Data: 16 a 18 de agosto de 2024
- Local: Hangar Centro de Convenções, Belém-PA
- Palestra de Abertura: Eduardo Lapa, cardiologista (Recife-PE)