/

Mulheres são minoria na disputa pela prefeitura de Belém

(Foto: reprodução redes sociais)

A corrida pela prefeitura de Belém deste ano destaca que o público feminino continua sendo minoria na disputa pelo poder municipal. Entre os nove candidatos ao cargo, apenas duas são mulheres: Raquel Brício, do Unidade Popular (UP), e Wellingta Macêdo, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).

Em um cenário eleitoral tradicionalmente dominado por homens, a presença feminina nas campanhas para a prefeitura de Belém é reduzida, evidenciando um padrão que persiste em muitos contextos políticos no Brasil. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral Mulheres, em 2022, o número de candidatas em eleições corresponde a 34%, contendo apenas 18% de mulheres eleitas, sendo o público feminino maioria no número de eleitores, representando 53%.

Mulheres
Fonte: TSE Mulheres

RAQUEL BRÍCIO

(Reprodução: redes sociais)

Raquel Brício, candidata à prefeitura de Belém pelo Unidade Popular (UP), possui uma formação acadêmica em gestão de recursos humanos e atualmente estuda direito na Universidade Federal do Pará. Ela atua como guarda portuária federal na Companhia Docas do Pará e é diretora do Sindicato dos Portuários do Pará e Amapá, além de coordenadora nacional do Movimento Luta de Classes.

A trajetória política de Brício começou no movimento estudantil do Instituto Federal do Pará, onde presidiu o grêmio estudantil em 2007. Ela também foi envolvida com o Diretório Central dos Estudantes da UFPA e participou da fundação do Movimento de Mulheres Olga Benário.

Já a vice Gualdina Leite, de 60 anos, é formada em pedagogia, servidora municipal aposentada e vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Funpapa.

WELLINGTA MACÊDO

(Reprodução: redes sociais)

Wellingta Macêdo é candidata ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), é jornalista, atriz, educadora e ativista do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Já concorreu ao cargo de vereadora em 2016 e de deputada federal em 2022. Mâcedo milita há 17 e impulsiona as Marchas da Periferia por todo o país. Ela é moradora do bairro da Cremação e já foi candidata duas vezes pelo partido. A primeira, à vereadora em 2016; a segunda, em 2022, à deputada federal.

Já o vice Airton Moraes é formado em farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente cursa mestrado profissional em Ciências Farmacêuticas também pela UFPA.

VICE-PREFEITURA

Para o cargo de vice, estão Tatiane Coelho, ao lado de Éder Mauro (PL); Aline Kzam, vice de Jefferson Lima (Podemos); Gualdina Maria, com Raquel Brício (Unidade Popular); e Shirley Alves, ao lado de Thiago Araújo (Republicanos).

LEIA MAIS: btmais.com.br