/

Escritor amazonense Márcio Souza morre aos 78 anos em Manaus

Foto: reprodução Internet

Morreu na madrugada desta segunda-feira, 12 de agosto, o escritor, dramaturgo e cineasta amazonense Márcio Souza, aos 78 anos, em Manaus. O escritor foi o criador do romance “Mad Maria”, que inspirou a minissérie homônima produzida pela Rede Globo em 2005. As informações são do G1 Amazonas.

Escritor amazonense Márcio Souza morre aos 78 anos em Manaus

De acordo com familiares do escritor, Márcio começou a sentir-se mal na noite do último domingo, 11, e foi levado a um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) na capital amazonense. Ele sofreu uma crise de diabete seguida por uma parada respiratória, que culminou em seu falecimento.

A editora Valer, responsável por publicar algumas de suas obras, lamentou profundamente a perda. O Governo do Amazonas decretou luto oficial de três dias em homenagem ao autor.

O local do velório ainda não foi divulgado por familiares.

A história do escritor na literatura

Nascido em Manaus em 1946, Márcio Souza era romancista, dramaturgo, diretor de teatro e ópera. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, ele se destacou escrevendo críticas de cinema e artigos para veículos importantes como a Folha de S. Paulo.

Além do trabalho como escritor, Souza atuou em importantes cargos administrativos, como diretor de planejamento da Fundação Cultural do Amazonas, diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. No teatro, Souza dirigiu o extinto Teatro Experimental do Sesc (Tesc) do Amazonas e presidiu o Conselho Municipal de Política Cultural. Em 2010, ele se tornou membro da Academia Amazonense de Letras, solidificando ainda mais sua influência na cultura regional e nacional.

Entre suas obras, além de “Mad Maria”, destacam-se peças teatrais como As Folias do Látex, A Paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, além dos romances Operação Silêncio e O Fim do Terceiro Mundo.


Já segue o BT no Instagram? Clique aqui