//

“Não sou uma paciente em estado terminal e sim em cuidados paliativos” diz Isabel Veloso sobre acusações de golpe; entenda

Foto: Reprodução/Redes Sociais - Isabel Veloso

Nesta terça-feira, 27, a influenciadora Isabel Veloso, de 18 anos, revelou não ter câncer terminal. A jovem que anunciou recentemente que está grávida do primeiro filho, o que gerou uma repercussão do caso, afirma que seu diagnóstico mudou e rebateu críticas nas redes sociais. “Para os desinformados que estão de plantão cuidando da minha vida e não tem outras coisas pra fazer, a minha doença era terminal devido à data prevista de vida que eu tinha”, iniciou.

Ainda em desabafo, Isabel explica o seu novo diagnóstico e diz estar cansada da internet e que acionará advogados contra usuários. “Eu tinha um tempo estimado de vida e não era certeza que minha doença iria estabilizar, mas ela se estabilizou e passou a não ser chamada de paciente terminal, sou paciente em cuidados paliativos[…] Pode significar que eu possa ter ali uma piora progressiva da doença daqui a alguns meses, semanas? Pode, não significada nada. Só Deus que comanda o tempo de vida de todo mundo, só Ele sabe dizer o tempo que tenho de vida”, ressaltou. Veja o vídeo na íntegra:

Isabel também afirma em vídeo publicado nas redes sociais que a sua condição estava descrita em sua biografia nas redes sociais, no entanto, internautas alegam que ela falava que estava em estado terminal e que houve uma edição para “cuidados paliativos”, aumentando mais as desconfianças sobre a situação da jovem.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A médica da jovem, Melina Branco Behne confirma o diagnóstico da influenciadora e afirma que a paciente está em tratamento paliativo e não com câncer terminal. No entanto, ao procurar postagens anteriores no perfil da profissional de saúde, nota-se que a conta no instagram anterior foi desativada, criando uma nova conta, no qual reforça argumentos declarados na entrevista do Gshow.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em uma entrevista ao Gshow, Behne fala sobre a condição da influenciadora. “A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida – por isso podemos dizer que ela está em cuidados paliativos. Já o estágio terminal é um termo usado para se dirigir ao paciente que o processo ativo de morte já se iniciou e não tem retorno”, contou.

Entenda o diagnóstico

Em 2021, Isabel foi diagnosticada quando tinha 15 anos, com linfoma de Hodgkin. Em seguida, ela realizou o transplante de medula óssea e chegou a ser curada. No entanto, este ano, recebeu a informação que o câncer havia voltado que os tratamentos não seriam mais eficazes.

Inicialmente, a jovem recebeu a notícia que teria apenas mais quatro a seis meses de vida. Veja a publicação que a influenciadora anuncia a notícia nas redes sociais:

Gravidez

No dia 11 de agosto, a jovem compartilhou nas redes sociais que estava esperando o primeiro filho. Veja na íntegra:

Segundo Behne, o quadro de Isabel é estável mesmo sendo diagnosticada com Linfoma de Hodgkin. “O quadro clínico da Isabel está estável, o tumor está pequeno, com o crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia”, detalhou a médica ao Gshow.

A especialista ainda contou que Isabel foi aconselhada a não engravidar. “Quando eu e a Isabel conversamos sobre gestação, ela não andava por causa da dor no corpo e usava oxigênio devido à falta de ar. A orientação foi de não engravidar porque os sintomas poderiam piorar. E ainda: seria mais difícil controlá-los porque durante a gestação alguns medicamentos são contraindicados”, relembrou.

*Matéria realizada com informações dos Portais Terra e Itatiaia.