Um operação de reintegração de posse reuniu policiais militares e federais, além de viaturas e cavalaria na manhã desta sexta, 30, no bairro de Nazaré, em Belém. A intenção é retirar mais de 70 famílias que estavam vivendo no antigo prédio da Receita Federal, na travesse Doutor Moraes, na esquina com a avenida Nazaré. As famílias estavam há cerca de 20 dias no imóvel e tinham apoio do movimento Chico Mendes. O prédio estava desocupado há cerca de 15 anos.
A maioria dos ocupantes são jovens, além de mulheres, crianças e idosos, e reivindicam moradia digna, destacando problemas nas políticas de habitação na capital paraense. Os advogados do movimento pedem uma audiência de mediação para amparar as famílias, mas ainda não aconteceu a reunião.
A REINTEGRAÇÃO
A mobilização da força policial teve início por volta de 5h da manhã no trecho entre a avenida Nazaré e a travessa Doutor Moraes.
“Nesse dia está provado que lutar por moradia de qualidade é um crime nessa sociedade. O déficit habitacional só cresce no Brasil, enquanto que milhares de imóveis abandonados seguem sem cumprir função. Seguiremos na luta contra a especulação imobiliária, para garantirmos moradias para nossas famílias”, destaca o Movimento Luta nos Bairros, que atua em defesa e contra o despejo das famílias.
Agentes da Semob atuaram no local, desviando o trânsito, além de organizar e controlar o fluxo nas vias obstruídas pela ação.
QUAL O FUTURO DESSAS FAMÍLIAS DESPEJADAS?
Acerca do futuro e para onde essas famílias vão, o BT pediu uma posição à Prefeitura de Belém e Receita Federal e aguarda retorno.