A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, em setembro, os consumidores brasileiros terão o retorno da bandeira tarifária vermelha no patamar 2. Isso significa um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a ANEEL, o aumento é reflexo dos custos de geração de energia devido à seca e às queimadas em algumas regiões do país.
Histórico Recente das Bandeiras Tarifárias
Essa é a primeira vez que a bandeira vermelha entra em vigor desde agosto de 2021. O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, teve uma sequência de bandeiras verdes desde abril de 2022, interrompida em julho deste ano com a entrada da bandeira amarela. O mês de agosto voltou à bandeira verde, mas a situação mudou rapidamente com o retorno da bandeira vermelha em setembro.
Dicas para Economizar Energia Durante a Vigência da Bandeira Vermelha
Luciana Carmo, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial-Pa, explica que as bandeiras tarifárias são acionadas conforme o cenário de geração de energia no país. “Com essa classificação definida pela ANEEL, a distribuidora trabalha junto aos clientes com orientações sobre uso consciente para minimizar os impactos na fatura. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda diferença”, destacou.
A distribuidora de energia ofereceu algumas dicas para garantir economia na conta de luz durante esse período:
- Geladeira: Evite abrir e fechar a geladeira frequentemente e verifique a borracha de vedação, pois se estiver ressecada, causa desperdício de energia.
- Lâmpadas: Troque as lâmpadas antigas por modelos de LED, que são mais econômicas.
- Ar-condicionado: Prefira aparelhos com tecnologia inverter e mantenha a temperatura média em 23ºC.
- Aparelhos em stand-by: Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, pois continuam consumindo energia em stand-by.
- Lavagem de roupas: Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só, utilizando a capacidade máxima dos aparelhos.
- Eletrodomésticos: Prefira aparelhos com selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, classificados com a letra “A”.
Tarifa Social: Uma Oportunidade de Economia
Os clientes de baixa renda podem economizar até 65% na conta de energia por meio do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa do Governo Federal. Para mais informações sobre as condições e como se cadastrar, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Pará, como WhatsApp, site, central de atendimento, posto presencial e o aplicativo da Equatorial.
Já segue o BT no Instagram? Clique aqui