//

Círio 2024: Arraial Pavulagem se apresenta neste sábado (7)

(Foto: Agência Pará)

Com mais de duas décadas de história, o Arrastão do Círio, coordenado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, se prepara para mais uma edição, celebrando a fé em Nossa Senhora de Nazaré com um vibrante encontro cultural e artístico nas ruas históricas de Belém.

ARRASTÃO PAVULAGEM

O lançamento do Arrastão do Círio 2024 será realizado neste sábado, 7, no Boulevard da Gastronomia, a partir das 19h. O evento contará com um show gratuito da banda Arraial do Pavulagem, com abertura dos artistas Pelé do Manifesto, Íris da Selva, Rafael Veredas e Paulo Moreno. Além de celebrar o início das festividades, o lançamento terá uma ação solidária: a arrecadação de itens de higiene pessoal, que serão destinados a crianças de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, atendidas pelo projeto social Cordão do Galo, uma iniciativa do Instituto Arraial do Pavulagem.

Antes do grande dia, as atividades de Ensaios e Vivências do Batalhão da Estrela — reunindo cerca de 700 brincantes — começarão na segunda-feira, 9 de outubro, e seguirão até o dia 9, em frente à sede do Instituto. O Ensaio Geral está marcado para o dia 10 de outubro, preparando os participantes para o cortejo.

Dentro da programação de aquecimento para o Arrastão, no dia 20 de setembro será realizada uma roda de conversa do projeto “Oralidades”. Esta atividade abordará a diversidade de matrizes ancestrais, com destaque para a ludicidade africana e indígena do povo Assuriní do Trocará, em Tucuruí, e do Quilombo de Umarizal, em Baião. Já no dia 28 de setembro, uma Roda Musical com a banda Arraial do Pavulagem e convidados promete animar ainda mais o público.

O Arrastão do Círio 2024 é organizado e produzido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Pará e Natura, além de contar com parcerias importantes, como a da Prefeitura de Belém e do Point do Açaí. O evento também recebe apoio institucional do Programa Semear, da Fundação Cultural do Pará, da Secretaria de Estado de Cultura e do Governo do Pará, reforçando o compromisso de promover e preservar as tradições culturais e artísticas da região.

Com uma programação rica e variada, o Arrastão do Círio promete mais uma vez ser um momento de união e celebração para todos os paraenses e visitantes, reafirmando o papel vital da cultura na vida e na fé do povo de Belém.

LEIA MAIS: btmais.com.br