Nesta segunda-feira (9), o Cine Líbero Luxardo será palco de uma sessão especial do projeto “Janelas”, com a exibição de “Urexakawuma – Cineclube Janeraka Ancestral”, a partir das 19h. A entrada é gratuita e o evento será solidário. A sessão especial contará com a exibição de três documentários realizados em colaboração com o povo Awaete Assurini da região do Xingu.
DOCUMENTÁRIOS INDÍGENAS
A sessão contará com a presença dos Coletivos Kujyete e Awaete Myweeteuarera Gỹ, formados por mulheres e anciãos do povo Awaete. Ambos os coletivos estão na Casa Ancestral Janeraka, em Belém, desde agosto, realizando atividades de acompanhamento social e médico, além de práticas tradicionais e interações com parceiros dos projetos.
O evento é uma iniciativa contemplada pelo Edital de Fomento Audiovisual – Lei Paulo Gustavo, Cinema de Rua ou Cineclubes, em colaboração com o Instituto Janeraka, a Rede Constelar Ancestral, a Fundação Cultural do Estado do Pará e o Governo do Estado do Pará.
Além disso, o evento marca o pré-lançamento do filme “Mawa Rayrera Je’Yga – As Histórias que a História Não Contou”, com a produção apoiada pelo Edital Jornada 50+50 (Curtas-metragens) 2023, organizado pela FADESP em parceria com a Fundação Cultural do Pará.
O projeto “Urexakawuma” ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de outros projetos, como o “MAWA MAE RETXAKAWUMA – Intercâmbio Instituto Janeraka e Welt Museum Wien”, financiado pelo Edital Bolsa Funarte de Mobilidade Artística 2023, e o “Circuito de Acolhimento e Residência Artística do Coletivo Kujy Ete Marytykwa’awa”, apoiado pelo Programa Funarte Retomadas 2023 – Artes Visuais.