/

Tufão Yagi deixa dezenas de feridos e regiões sem energia elétrica, autoridades emitem alerta

Foto: Foto: AFP - Tufão Yagi deixa dezenas de feridos e regiões sem energia elétrica, autoridades emitem alerta

Nesta Segunda-feira, 09, o supertufão Yagi, deixou dezenas de mortos e rastros de destruição em partes da China, Filipinas e no Vietnã.

Após o Yagi ter perdido a força, as autoridades alertaram a população sobre os riscos de novas inundações e deslizamentos de terra. Neste ano, o supertufão é a tempestade mais poderosa na Ásia.

Segundo a Agência de Gerenciamento de Desastres do País, cerca de 46 pessoas morreram e 24 continuam desaparecidas, em decorrência, principalmente, pelos deslizamentos de terra e inundações.

Entenda o que ocorreu

No último sábado, 07, o tufão atingiu a costa nordeste do Vietnã, lar das grandes operações de manufatura de empresas tanto nacionais, quanto estrangeiras, além de que, foi rebaixado para depressão tropical no domingo, 08, pela agência meteorológica.

O fenômeno deixou milhares de residências sem energia elétrica, interrompendo redes de telecomunicações, além de inundar rodovias e paralisar a atividade econômica em centros industriais, como derrubar uma ponte de médio porte, bem como, milhares de árvores.

Além disso, uma fábrica em Haiphong da empresa sul-coreana LG Eletronics desabou, a cerca de 120 km de Hanói. A ponte da província de Phu Tho desabou nesta segunda, conforme as informações de autoridades locais.

Alerta meteorológico

A agência alertou sobre mais inundações e deslizamentos de terra, tendo em vista a observação de que a precipitação variou entre 208 milímetros e 433 milímetros (8,2 polegadas a 17,1 polegadas) em várias partes da região nas últimas 24 horas.

Segundo a fornecedora estatal de energia EVN, mais de 5,7 milhões de clientes ficaram sem energia durante o fim de semana, pois dezenas de linhas de energia foram quebradas, mas a eletricidade foi restaurada na segunda-feira para quase 75% dos afetados.

*Matéria realizada com informações do Portal G1.