//

Operação de combate ao furto de energia autua escola de idiomas em Belém; veja!

Uma operação especial realizada nesta última terça-feira, 10 de setembro, autuou uma escola de idiomas que fica localizada no bairro de São Brás, em Belém, por suspeita de furto de energia elétrica. A ação contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Científica e da Equatorial Pará.

O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento.

Investigação revela fraude no medidor de energia

De acordo com as investigações, a escola já havia sido autuada anteriormente, cerca de seis meses antes, também por suspeita de furto. Na ocasião, ainda segundo as investigações, foi identificada uma fraude no medidor de energia. Nesta nova inspeção, de acordo com a concessionária de energia, foi descoberto um dispositivo operado remotamente via bluetooth, que interrompia o registro correto do consumo.

As autoridades constataram que aproximadamente 86% da energia consumida pelo estabelecimento não era registrada. Estima-se que o desvio alcançava 2.400 kWh por mês, volume equivalente ao consumo de 16 residências, segundo a declaração da concessionária.

Consequências e riscos do furto de energia

O furto de energia elétrica é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com penas que podem chegar a 8 anos de prisão. Além das implicações legais, a prática representa um risco para a segurança da população, uma vez que pode causar sobrecargas na rede, resultando em falhas e interrupções no fornecimento de energia.

Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, destacou os perigos envolvidos: “Além de ser uma prática ilegal, o furto de energia pode colocar em risco a vida das pessoas, causar sobrecargas e afetar o fornecimento em toda a região.”

Como denunciar o furto de energia

Operação de combate ao furto de energia autua escola de idiomas em Belém - Imagem: reprodução
Operação de combate ao furto de energia autua escola de idiomas em Belém – Imagem: reprodução

A população pode contribuir para combater esse crime denunciando fraudes. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo disque-denúncia da Polícia Civil, através do número 181, ou diretamente para a Equatorial Pará. As denúncias também podem ser realizadas pelo telefone 0800 091 0196, no site oficial da empresa, ou nas agências de atendimento presencialmente.


Já segue o BT no Bluesky? Clique aqui