//

Teatro Waldemar Henrique comemora 45 anos com programação especial de artes e cultura; confira

Foto: Divulgação/ Teatro Experimental Waldemar Henrique

Nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, o Teatro Experimental Waldemar Henrique realizará uma programação especial em alusão ao aniversário de 45 anos. Haverá exposições, rodas de conversas, apresentações artísticas e uma oficina, além de que, todas as atividades são gratuitas, em Belém.

O evento iniciará às 15h desta terça-feira, 17, com a exposição que conta a história do grupo teatral Cena Aberta, no qual será retratado a trajetória cronologicamente, em 1976, com o ano de fundação do grupo e da primeira apresentação com a peça “Quarto de Empregada”, no Theatro da Paz.

Os visitantes poderão fazer um tour histórico em cada ano de apresentação do grupo até a última, em 1991, com a peça “Mulher Dilacerada”, no qual Margaret Refkalefsky protagonizou, sob a direção de Cezar Machado para o texto do nome original “Mulher Desiludida”, de Simone de Beauvoir, publicado em 1967.

Como participar da oficina – Na quarta-feira, 18, a produtora cultural, Fernanda Rabelo, ministrará às 9h, a oficina “Produção técnica para eventos – específico para teatros”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário, clique aqui.

A oficina visa a capacitação dos participantes para que compreendem e apliquem conhecimentos necessários para realizar a produção técnica em shows musicais, pelas teatrais/musicais e conferências, sejam eles culturais ou corporativos. As vagas são limitadas, portanto, o número máximo é de pessoas.

Confira a programação completa

DIA 17/09

  • 15H -Abertura da exposição Cena Aberta (Conta a história do grupo teatral);
  • 15H às 17H – Roda de conversa “Narrativas e vivências”
    Mediação: Doutor, professor e técnico em gestão Cultural da FCP, Ysmaille Ferreira
    Participações: Atriz, professora de teatro e pesquisadora, Margaret Refkalefsky; Professora universitária, atriz e diretora de teatro, ativista do movimento negro, é membro fundadora Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e NEAB (Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), Assessora da Diversidade e Inclusão da UFPA, Zélia Amador; Presidente de grupos de Teatros de Belém (AGTB), Paulo Faria; Presidente do Colegiado de Dança do Pará, Igor Marques; cantor, compositor, ator, performer, artista popular, é um dos idealizadores e atual diretor da Festa da Chiquita, Eloi Iglesias e a jornalista e produtora cultural, Márcia Freitas.
  • 20H – Apresentação do espetáculo “Posithivos”, direção de Kesynho Houston.

DIA 18/09

  • 09h às 14H – Oficina “Produção técnica para eventos – específico para teatros”
    Ministrante: produtora cultural e técnica para eventos, Fernanda Rabelo;
    Publico-alvo: Produtores, estudantes de cenografia e de eventos, artistas em geral;
    Vagas: 30;
    Participações: Ator, diretor, produtor e professor de artes Cênicas, presidente fundador do Centro Cultural Atores em Cena, Gê Souza; Artista pesquisadora, diretora e cenógrafa de teatro, Wlad Lima; Artista multimídia, performer, diretor teatral e cenógrafo, Nando Lima; Professor de teatro, leitura, literatura e produção textual, Marton Maués; artista circense de rua, professor de história e educação física; especialista em educação física escolar e artes; mestre em história social da Amazônia; doutor em artes, Yure Lee; Atriz, diretora, roteirista, bailarina e produtora artística, Ligia Blue; Professor doutor em artes, Paulo Santana; Técnico e produtor musical, sonoplasta e servidor da FCP, Fernando Dako;
  • 19H30 – Apresentação de dança inclusiva Cia Nosso Jeito;
  • 20H – Apresentação musical com Paulinho Moura e Cris Lisboa.