Nesta terça-feira, 17, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), reconheceu oficialmente a trajetória musical de Fafá de Belém como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.
O projeto de lei nº 743/2023, foi uma proposta da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), que destaca a importância da artista paraense na preservação e promoção da cultura do estado. Agora, o projeto segue para sanção do governador Helder Barbalho.
Reconhecimento da Cultura Paraense
Fafá de Belém é um ícone da cultura paraense dentro e fora do estado e o objetivo do PL é valorizar e preservar essa herança cultural. Fafá é cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista é uma das vozes mais expressivas da Música Popular Brasileira.
Maria de Fátima Palha de Figueiredo, nome de batismo da artista, construiu uma sólida carreira ao longo das décadas e já tem mais de 30 álbuns lançados, além de 15 milhões de discos vendidos. Em 2024, a estrela paraense foi tema do enredo da Escola de Samba Império de Casa Verde, com o título “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta.”
Fafá e a Varanda de Nazaré
Além da carreira musical, a artista é idealizadora do projeto “Varanda de Nazaré”, que já faz parte das tradições do Círio de Nazaré que também divulga o Círio para os quatro cantos do Brasil. O projeto já tem mais de 10 anos de história.
Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui