A partir desta quinta-feira, 19, até sábado, dia 21, o Ministério do Turismo realiza na capital paraense, a reunião de ministros do Turismo do G20, grupo das 20 maiores economias mundiais. A Prefeitura de Belém interditou vias para segurança do evento e das autoridades.
O ministro de turismo, Celso Sabino presidirá o encontro, no qual contará com a presença dos líderes do setor de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, Turquia, entre outros.
Entre as pautas a serem discutidas durante a reunião, está a aprovação de propostas para o desenvolvimento do turismo sustentável, no qual será entregue na reunião da Cúpula de Líderes, em novembro, no Rio de Janeiro.
Para garantir a segurança viária dos participantes, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) mobilizou equipes, com um efetivo de 18 agentes, incluindo supervisores, para atuar no trânsito, realizando interdições temporárias e orientando o trânsito, no sentido de garantir fluidez no entorno dos pontos de bloqueios e a segurança viária a essas lideranças que estão chegando para o evento.
Perímetros interditados para garantir a segurança
Durante a realização do G20 do Turismo, as vias de acesso ao Hangar, a avenida Brigadeiro Protázio, entre a avenida Júlio César e Dr. Freitas, e a avenida Dr. Freitas com a Brigadeiro Protázio e com a avenida Rômulo Maiorana, ficarão interditadas a partir de 7h30 até 9h10 para o acesso das autoridades ao local. Um efetivo de oito agentes e quatro viaturas farão a interdição e orientação nos perímetros citados.
Na quinta-feira, 19, de 16h às 0h, dois agentes em uma viatura farão a interdição e orientação no trânsito da rua Siqueira Mendes com a rua Padre Champagnat. Na sexta-feira, 20, de 18 às 0h, haverá a interdição da travessa Benjamin Constant com a rua Belém. Dois agentes em uma viatura farão a interdição e orientação.
Entenda a programação
Dia 19 de setembro, ocorrerá 4º encontro dos técnicos do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, no qual contará com a participação de especialistas e representantes dos países responsáveis por finalizar as discussões sobre a qualificação profissional, fortalecimento das instituições multilaterais e aplicação de financiamento internacional dos projetos.
A capital paraense também seriará fóruns internacionais organizados pela ONU Turismo e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), visando promover debates sobre os desafios e oportunidades no mercado turístico global, tendo em vista que Belém é um destino relevante no cenário internacional, no ano que antecede a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30).
Serviço
Reunião dos ministros do Turismo do G20
Data: 19 a 21 de setembro
Hora: A partir das 9h
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia – Av. Dr. Freitas, s/n – Marco, Belém – PA
*Matéria realizada com informações do Portal Governo Federal e Agência Belém