//

Peregrinos podem se cadastrar para receber apoio durante o Círio 2024; saiba como

Com a aproximação do Círio de Nazaré, os sinais da maior festa religiosa do Pará já começam a aparecer pelas ruas de Belém. Logo, será comum ver romeiros vindos a pé ou de bicicleta, sozinhos ou em grupos, se dirigindo à Basílica de Nazaré, oriundos de várias regiões do estado. Para garantir apoio a esses devotos, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza, desde 2016, o projeto “Peregrinos de Nazaré”.

COMO OS PEREGRINOS SE CADASTRAM?

Os romeiros que desejam contar com o suporte oferecido pelo projeto devem se cadastrar previamente no site oficial do Círio: www.ciriodenazare.com.br/peregrinos-de-nazare. Durante o período de 8 a 12 de outubro, a DFN e seus parceiros estarão presentes no trecho entre Castanhal e Belém, com 17 postos de atendimento para prestar assistência aos peregrinos. Esses pontos serão distribuídos em 5 locais na Alça Viária (PA-483) e 12 ao longo da BR-316. Os detalhes sobre esses postos serão divulgados em uma coletiva de imprensa marcada para o dia 1º de outubro, às 19h, no Centro Social de Nazaré.

Franco Marcial, membro da Comissão Interna de Acolhida (CIA), reforça a importância do cadastro para que a DFN possa planejar melhor o apoio logístico e de segurança. “O cadastro é essencial para identificarmos os romeiros e prestarmos o suporte adequado. Ao sermos informados sobre a vinda de grupos, acionamos os órgãos de segurança mais próximos, como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária, que intensificam a segurança nas estradas. Também podemos organizar o acolhimento quando chegarem à Basílica Santuário e à Casa de Plácido”, explicou.

peregrinos
Peregrinos caminham longs distâncias para pagar suas promessas e agradecer à Nazinha. Imagem reprodução:  Soraya Montanheiro.

O projeto “Peregrinos de Nazaré” conta com o apoio de diversas entidades e órgãos públicos, como a Arquidiocese de Belém, Arquidiocese de Castanhal, Secretaria de Segurança Pública (SEGUP), Secretaria de Turismo (SETUR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SESPA, Defesa Civil, Sesi, Cruz Vermelha e a Guarda de Nazaré.

A ROMARIA CASTANHAL-BELÉM

A romaria que vai de Castanhal a Belém começou no início dos anos 80, com um pequeno grupo de devotos que caminhava os 78 km que separam o município da capital paraense até a Basílica de Nazaré. Com o passar dos anos, o número de peregrinos cresceu, e, hoje, além dos moradores de Castanhal, outros fiéis de várias cidades paraenses seguem a tradição, seja a pé ou de bicicleta, durante a semana do Círio.

A Festa de Nazaré, organizada pela Arquidiocese de Belém e pela Basílica Santuário, conta com o apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém. O Banpará e o Instituto Cultural Vale são os patrocinadores master da edição de 2024. Além disso, o evento conta com o patrocínio de empresas como Alubar, Equatorial Energia, Magazine Luiza, Hydro, entre outras, e o apoio de diversas outras entidades e marcas, somando mais de 96 parceiros.

Leia mais: btmais.com