//

Obra de Joelma é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará! 

Fotos: reprodução Internet

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei nº 715/2023, que declara a obra musical de Joelma como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A proposta, apresentada pela deputada Lívia Duarte (PSOL), foi aprovada por unanimidade.

Obra de Joelma é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará - Foto: reprodução
Obra de Joelma é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará – Foto: reprodução

Reconhecimento à obra de Joelma

A proposta tem como principal objetivo valorizar a contribuição da cantora à cultura paraense. Segundo a deputada Lívia Duarte, “a artista leva a cultura do Pará para o mundo, destacando ritmos e danças típicos do estado”. O projeto ressalta a importância de sua trajetória para o patrimônio histórico-cultural do Pará.

Joelma agradeceu publicamente pelo reconhecimento com uma mensagem nas redes sociais: “Que honra ❤️”, afirmou a artista.

Ícone paraense

Nascida em Almeirim, Pará, a artista é uma das mais icônicas figuras da música paraense. Apelidada de “Rainha do Calypso”, a cantora é conhecida pela presença de palco que encantou o Brasil.

Em 1999, ela formou a Banda Calypso com Ximbinha, seu então marido, alcançando enorme sucesso durante os anos 2000. Após o fim da Calypso, em 2015, Joelma lançou carreira solo.

Com mais de 20 milhões de álbuns vendidos ao longo da carreira, Joelma é reconhecida como uma das maiores recordistas de vendas no Brasil. Ela já foi indicada três vezes ao Grammy Latino e recebeu diversos prêmios ao longo dos anos.


Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui