No Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira, 1º de outubro, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), por meio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDigi), lançou o “Repositório de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre diversos órgãos do Governo Federal, incluindo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério da Educação, o Instituto Nacional do Seguro Social, além do sistema de justiça, representado pela Defensoria Pública da União, e entidades da sociedade civil, como Safernet Brasil, Instituto Palavra Aberta e Instituto Vero.
O repositório faz parte de um compromisso do Brasil na Parceria para Governo Aberto (OGP), uma aliança global que incentiva práticas governamentais mais abertas, com foco em transparência, participação social e responsividade. Com mais de 180 membros, entre países e governos locais, a OGP busca fomentar iniciativas que aproximem a administração pública dos cidadãos. No Brasil, o projeto está inserido no 6º Plano de Ação Nacional (2023-2027) da Controladoria-Geral da União (CGU), que envolve a colaboração de milhares de representantes da sociedade e do governo.
Um dos compromissos do Plano de Ação é justamente promover a educação digital e midiática para pessoas idosas, tema central do Compromisso 6. Segundo Fábio Meirelles, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom PR, “essa iniciativa contribuirá para que pessoas idosas possam estar inseridas e participar das transformações que a tecnologia e os meios de comunicação trazem para a vida nos dias atuais”.
INCLUSÃO DIGITAL
O repositório lançado hoje se soma a outras iniciativas de educação midiática já disponibilizadas pelo Governo Federal, como os conteúdos incluídos no portal da Secom PR durante a 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada em outubro de 2023. A ação faz parte da Estratégia Brasileira de Educação Midiática, um compromisso de consolidar a educação midiática como política pública de Estado, reconhecendo que o exercício da cidadania, na era digital, passa pela construção de um ambiente online mais seguro e confiável.
A proposta é proporcionar às pessoas idosas conhecimentos e habilidades para navegarem de forma crítica e consciente no ambiente digital, ampliando seu acesso à informação e incentivando uma participação ativa na sociedade. Assim, o Governo Federal busca garantir que a inclusão digital seja uma realidade também para a população idosa, contribuindo para a promoção de direitos e para a construção de uma sociedade mais conectada e justa.