Na manhã desta quarta-feira, 02, o candidato a prefeito de Coari, no Amazonas, Dr. Raione Cabral (Mobiliza), foi preso após jogar dinheiro para eleitores em uma praça pública da cidade.
Entenda o caso
A Polícia Federal realizou a prisão de Raione no âmbito da Operação Eleições 2024, que combate crime eleitorais. O candidato foi detido por suspeita de irregularidades após lançar cédulas de dinheiro para eleitores durante um comício eleitoral no centro de Coari.
A “Chuva de dinheiro” foi registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais. Segundo as imagens, o candidato está sob uma espécie de Palanque e, do alto, lança o dinheiro para a população, que se aglomera para conseguir pegar as cédulas. Até o momento não há informações da origem do dinheiro. Veja na íntegra:
CRIME ELEITORAL Na manhã desta quarta-feira, 02, o candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral, foi preso após lançar dinheiro para eleitores durante um comício. 📸 Reprodução/Redes Sociais
— Btmaisoficial (@btmais.bsky.social) October 2, 2024 at 7:42 PM
[image or embed]
Investigação
Segundo a PF, Raione foi levado para prestar depoimento. A Polícia Civil do Amazonas informou ao UOL Notícias que o candidato infringiu dois artigos do Código Eleitoral que vedam aos candidatos dar, oferecer ou prometer dinheiro aos eleitores em troca de voto. O crime pode resultar em uma pena de até 9 anos em regime fechado e multas.
O Diretório Estadual Amazonas do Partido Mobiliza declarou em nota ao Portal O Globo que: “Não reconhece a candidatura do senhor Raione Cabral Queiroz, tanto é que a destituição do mesmo como presidente municipal foi por unanimidade reconhecida pelo Tribunal Regional do Amazonas (TRE/AM)”, diz nota.
Eleições Municipais – Pela primeira vez Raione Cabral disputa a Prefeitura de Coari. Em 2016, disputou o cargo de vereador da cidade pelo PHS, no entanto, não foi eleito. Ademais, o candidato declarou não possuir bens à Justiça Eleitoral.
*Matéria realizada com informações do Portal Uol Notícias. e O Globo