A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou nesta sexta-feira (11/10) sobre os pacientes no Rio de Janeiro que foram infectados pelo HIV após receberem órgãos contaminados. Ela garantiu que tanto os pacientes quanto seus familiares receberão apoio e destacou as ações do Ministério da Saúde diante dessa grave situação.
MEDIDAS TOMADAS
Em vídeo, Nísia informou que, mesmo em missão institucional na Itália para o Encontro de Ministros de Saúde do G7, está acompanhando de perto as medidas adotadas no Brasil. Uma das providências foi a interdição cautelar do laboratório PCS Saleme/RJ, localizado no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac).
Além disso, a ministra anunciou que o processo de testagem de doadores de órgãos no Rio voltará a ser realizado exclusivamente pelo Hemorio, com o teste NAT, que é mais preciso e detecta o vírus HIV antes das análises convencionais.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou seis casos, e tanto a Anvisa quanto o Ministério Público estão investigando o ocorrido.