//

Círio de Nazaré começa às 7h; confira detalhes da procissão

Foto: Sandro Barbosa

A 232ª edição do Círio de Nazaré começa a partir das 7h da manhã deste domingo (13), com início da procissão marcada para às 7h, com o atrelamento da corda. Com a Trasladação, segunda maior romaria do Círio, mais de 1,5 milhão de pessoas já estiveram presentes e hoje pela manhã mais de 2 milhões são esperadas, de acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As estações da corda, um dos maiores símbolos da festividade, começaram a chegar às 5h45 na Catedral Metropolitana de Belém. Este é o segundo ano no qual ela é produzida regionalmente, em uma composição de fibras de malva e juta. 

Desde o início desta madrugada, milhares de fiéis já se encontravam na concentração no entorno da catedral, aguardando o início da Romaria. Outros promesseiros já pagavam suas promessas, agradecendo por graças alcançadas ou pedindo para que Maria interceda em alguma causa. 

A missa que antecede o Círio começou oficialmente às 6h na Catedral Metropolitana de Belém, ministrada pelo arcebispo da capital, Dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, a imagem sairá do relicário que está no altar e levada até a berlinda, dando início à procissão.

Tradição

Dois séculos de história remontam a procissão que leva milhares de paraenses e turistas às ruas. Instituído oficialmente em 1793, o Círio de Nazaré passou por uma série de transformações até ser reconhecido como é hoje.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio divide suas semelhanças com o Círio de Portugal, porém incorporando características da Amazônia