Eleitores que não participaram do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, que aconteceu no dia 6 de outubro, ainda podem votar no 2º turno. Cada fase é tratada como uma votação independente, e a ausência no 1º turno não impede a participação na etapa final.
No entanto, eleitores que não compareceram no primeiro dia de votação ainda precisam justificar a ausência. No dia 27 de outubro, eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, escolherão os novos prefeitos e vice-prefeitos, que ocuparão os cargos entre 2025 e 2028.
COMO JUSTIFICAR AUSÊNCIA?
Aos eleitores que não compareceram ao 1° turno das eleições municipais deste ano e não puderam justificar a razão da ausência às urnas no dia da votação têm um prazo de até 5 de dezembro para apresentar a justificativa.
O procedimento pode ser feito de diversas maneiras, como pelo aplicativo do e-título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral.
Além de uma solicitação, é necessário anexar, de maneira obrigatória, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, como bilhetes de passagem, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.
Se não houver acesso às ferramentas para justificar de maneira on-line, os cidadãos devem comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial.