O governo do Pará anunciou a mudança do ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, originalmente marcado para 28 de outubro, sendo alterado para o dia 1º de novembro de 2024. A decisão foi publicada pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), em portaria de Nº 0461 de 23 de outubro de 2024, publicada na edição Nº 36.006 do Diário Oficial do Estado.
A Seplad ainda afirmou por meio de nota, que “cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual a preservação dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.”
Por sua vez, a prefeitura de Belém destacou ao BT que ponto facultativo na próxima segunda-feira, 28, segue mantido aos servidores municipais de Belém, com expediente facultado em todas as repartições públicas municipais, exceto ao pessoal vinculado às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população da capital paraense.
A Arquidiocese de Belém também se pronunciou, na pessoa de Dom Alberto Taveira, Arcebispo da cidade. Ele destacou que não aceita que o estado interfira na festividade da igreja católica, no caso, o Círio de Nazaré e sua programação.
E também pontuou que houve um erro por parte de quem redigiu a mudança no Diário Oficial. Ou seja, a alteração se refere apenas ao ponto facultativo para os servidores públicos, que foi alterado de 28 de outubro para 1° de novembro. Já o Recírio, segue mantido em 28 de outubro, na próxima segunda-feira.
Ver essa foto no Instagram