//

Vídeo: moradores tentam conter incêndio no bairro da Marambaia, em Belém

Um incêndio consome uma área de mata na noite desta segunda, 28, na sexta rua, no bairro da Marambaia, em Belém. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, mas enquanto eles não chegaram ao local, os próprios moradores iniciaram o combate ao fogo com baldes. O local é uma área do Exército, o que fez com que militares da força também auxiliem no controle do incêndio.

incêndio

Princípios de fogo foram relatos desde a manhã, o que fez com que o Corpo de Bombeiros fosse até o local, mas não houve necessidade de maiores intervenções. O fogo cresceu ao longo do dia. Não há relatos de feridos nem residências danificadas.

INCÊNDIO ASSUSTA MORADORES

“Os bombeiros chegaram só para dar entrevista, pois o fogo foi controlado pelos moradores mesmo. Ainda há alguns focos no centro do terreno e no final dele, com possibilidade de aumento do fogo novamente devido ao vento e o tempo seco. Disseram que no outro lado (na passagem Aílton Rosado) pode ainda ter fogo. Não tem como ser um incêndio criminoso porque o terreno é do Exército e é bem grande, tem vigia. Os moradores daqui respeitam muito pois sabem que há animais lá dentro. À tarde, o fogo estava menor e os bombeiros estavam aqui orientando, mas agora de noite, quando as chamas cresceram, os moradores ficaram desesperados e não quiseram esperar os bombeiros porque algumas árvores caíram por cima de algumas casas, o que poderia alastrar o fogo para as casas, por isso os próprios moradores controlaram o incêndio”, conta uma moradora ao BT.

“Ainda há muita fuligem e fumaça no ar (por conta do incêndio). Preocupante, pois há muitos idosos nessa área, incluindo meus avós, que estão indo para um hotel dormir pois tem problemas respiratórios”, completa a moradora.

O BT pediu uma posição ao Corpo de Bombeiros a respeito do caso e aguarda retorno. Em nota, a corporação disse que o incêndio foi controlado: “O Corpo de Bombeiros Militar do Pará informa que as chamas foram controladas e que monitora a região. O fogo atingiu uma área de mata de propriedade do Exército. Não houve vítimas.”