Um incêndio avança pela Terra Indígena (TI) Anambé – composta pelas aldeias Mapurupy, Yrapã e Yetehu, que é localizada no alto do rio Cairari, no município de Moju, no Pará. O fogo, que não tem origem confirmada até o momento, afeta a região há uma semana e continua ameaçando destruir áreas preservadas na região nordeste do estado.
Em conversa com o BT, o cacique-geral e presidente da associação Anambé, Pinawã Anambé, explicou que a comunidade luta para conter as chamas, que se concentram em dois pontos principais: “Temos um foco na divisa com os fazendeiros, no fundo da reserva, e outro próximo da aldeia”, relatou.
Pinawã mencionou o apoio recebido da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI): “Solicitei ajuda e prontamente fomos atendidos; já temos bombeiros atuando no nosso território.”
Ele destacou que, apesar dos esforços dos indígenas, não conseguiram conter o avanço do fogo: “Estamos tentando de todas as formas combater o fogo, pois sabemos que isso representa uma grande perda para a nossa fauna e flora”.
O BT entrou em contato com os órgãos responsáveis pelo auxílio às comunidades indígenas e aguarda retorno sobre o atual estado do incêndio.