Um incêndio de grandes proporções está atingindo a Terra Indígena Anambé, composta pelas aldeias Mapurupy, Yrapã e Yetehu, na região do alto rio Cairari, no município de Moju, nordeste paraense. O fogo, que consome região há mais de uma semana, ameaça áreas de vegetação preservada e coloca em risco a saúde da população indígena, incluindo crianças e idosos que têm sofrido com dificuldades respiratórias devido à intensa fumaça.
As chamas foram notadas pelos indígenas desde o último dia 28. De acordo com relatos locais, o fogo teria tido início em uma fazenda vizinha à reserva, onde foi utilizado para queimar pastagens. Com o clima seco e a vegetação vulnerável, as chamas se espalharam rapidamente para dentro do território.
Terra Indígena Anambé
A Terra Indígena Anambé compreende as aldeias Mapurupy, Yrapã e Yetehu e se estende por cerca de 8 mil hectares, área equivalente a aproximadamente 8 mil campos de futebol. Situada às margens do rio Cariari, um afluente do rio Moju, a reserva é conhecida pela biodiversidade.
O incêndio, que começou em áreas de vegetação, agora ameaça os territórios e a segurança dos habitantes locais.
Início do Incêndio
Segundo o cacique Pinawã Anambé, que divulgou um vídeo sobre o caso, moradores suspeitam que o incêndio começou após um fazendeiro ou empresa da região ter realizado a queima de pasto, que saiu do controle. “Eles tentaram apagar o fogo com maquinário para criar aceiros, mas não conseguiram, e o fogo acabou entrando nosso território. Estamos nessa luta há mais de uma semana e meia”, destacou o cacique. Ele também alertou que o número de brigadistas disponíveis ainda é insuficiente para controlar as chamas, pedindo mais apoio do governo, incluindo reforço aéreo: “Nosso território já queimou quase 50%”,afirmou.
Ajuda comunitária
Enquanto equipes do Corpo de Bombeiros atuam na contenção das chamas, os próprios indígenas estão na linha de frente auxiliando no combate ao fogo. Para fortalecer os esforços de combate, as aldeias Anambé lançaram uma campanha de arrecadação de fundos e materiais para a compra de equipamentos e mantimentos essenciais para a brigada.
Apoie a Terra Indígena Anambé: saiba como contribuir
As aldeias estão solicitando doações de materiais de combate a incêndios, como roupas de proteção, ferramentas adequadas e alimentos. A campanha busca assegurar os recursos necessários para enfrentar o incêndio e garantir a preservação do território e a segurança dos habitantes.
As doações podem ser feitas para auxiliar as comunidades Anambé a protegerem seu território e a preservação da biodiversidade da região.
Para informações:
Posto de coleta
91 99921-2790 (Danielle Souza)
Doação em dinheiro
94 99198-0656 (Pinawã Anambé)
Já segue o BT Amazônia n Instagram? Clique aqui