Neste domingo (3), o rei da Espanha, Felipe VI, a rainha Letizia, o premiê Pedro Sánchez e o governador da Comunidade Valenciana foram recebidos com lama por moradores que protestavam durante uma visita oficial a Paiporta, uma das localidades mais atingidas pela tragédia das enchentes na última semana.
Além de arremessar lama nas autoridades, a população também entoou gritos de “assassinos” ao recebê-los. Após a confusão, o governador Carlos Mazón se pronunciou nas redes sociais. ‘Entendo a indignação social e a recebo. É minha obrigação política e moral. A atitude do rei esta manhã foi exemplar’, afirmou.
REI TENTA ACALMAR MORADORES
Com o objetivo de diminuir a raiva dos moradores locais, as imagens mostraram o rei tentando acalmar a população em uma atmosfera de descontentamento e frustração, causada pela incerteza em torno da contagem dos mortos e pela lentidão nas operações de limpeza das áreas atingidas pelas enchentes.
As inundações deixaram cidades inteiras debaixo d’água e provocaram cenas apocalípticas na província de Valência, na Espanha. O desastre foi causado por um fenômeno conhecido como Depressão Isolada em Níveis Altos (Dana, na sigla em espanhol), que ocorre quando uma massa de ar frio desce sobre uma de ar quente, produzindo chuvas intensas.