Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Defesa Civil de Belém (Comdec) estiveram nesta terça-feira (5) na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, para monitorar um incêndio que dura mais de três dias. Em parceria com a Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), as equipes constataram a necessidade de uma ação do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas.
As equipes da Semma, Defesa Civil, Admos, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar se reuniram nesta quarta-feira (6), às 11h, para definir os próximos passos no combate ao incêndio. O fiscal da Semma, Rafael Vilas Boas, informou que ainda não foi possível identificar a causa do incêndio ou se houve responsabilidade criminosa. As chamas atingem as comunidades Nova Esperança, 19 de Abril e Vitória, próximas à PA-391, onde cerca de 50 famílias vivem. Embora o fogo ainda não tenha atingido casas, a fumaça já prejudica a saúde dos moradores.
Claudionor Corrêa, coordenador da Defesa Civil, relatou que a situação está sendo monitorada e que reforços do Corpo de Bombeiros foram solicitados. No momento, uma guarnição está no local, aguardando apoio de equipes de Marituba e da Operação Fênix, especializada no combate a incêndios florestais.
A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Ferreira, informou que a Semma fará um relatório para avaliar os danos ambientais. Caso o incêndio seja considerado criminoso após a investigação policial, medidas punitivas serão aplicadas.