Um incêndio ameaça há cinco dias a comunidade quilombola e pesqueira de Jaquarari, localizada no quilômetro 48 do município de Moju, no Pará. As chamas já se alastraram por boa parte da área, colocando em risco as mais de 455 famílias que habitam a região, que sofrem com o assédio constante de fazendeiros. Lideranças da comunidade acreditam que o incêndio pode ter sido provocado intencionalmente, numa tentativa de expulsá-los do território.
De acordo com moradores, a situação é crítica e a resposta oficial ainda não chegou. Apesar das solicitações feitas pelas lideranças locais, a prefeitura de Moju teria informado que, para enviar auxílio, precisaria primeiro de um ofício formal. Enquanto aguardam o cumprimento de exigências burocráticas, os moradores estão tentando controlar o fogo por conta própria, colocando suas vidas em risco para proteger suas casas e áreas de cultivo.
ASSISTA:
A urgência da situação fez com que as lideranças comunitárias recorressem às redes sociais para pedir apoio e pressionar por ações rápidas do Corpo de Bombeiros e outros órgãos de combate a incêndios. Nos vídeos enviados por integrantes da comunidade, é possível ver o desespero e a mobilização dos moradores, que se revezam com baldes e ferramentas improvisadas em um esforço para conter as chamas.
O BT entrou em contato com os órgãos responsáveis e aguarda retorno.