Nesta segunda-feira, 11, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), fez um apelo à população para evitar queimadas, especialmente em áreas de mata da cidade, destacando o risco de propagação dos incêndios em áreas florestais ressecadas pela redução das chuvas.
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele alertou que até pequenos focos de fogo podem alastrar-se rapidamente, dada a crise climática que afeta a região. Veja o vídeo na íntegra:
QUEIMADAS
— BT Mais (@belemtransito) November 12, 2024
Nesta segunda-feira (11), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez um apelo à população para evitar queimadas, alertando sobre o risco de propagação de incêndios em áreas florestais ressecadas pela falta de chuvas.
📸 Reprodução @EdmilsonPSOL pic.twitter.com/esRqi9ijFq
Ações para combater o fogo
A Prefeitura tem apoiado o Corpo de Bombeiros nas operações de combate ao fogo nas ilhas de Mosqueiro e Outeiro, incluindo o uso de carros-pipas e pás escavadeiras para conter as chamas. Em Mosqueiro, um gabinete de crise foi instaurado para coordenar os esforços municipais e interinstitucionais, e ações de apoio humanitário, como a entrega de cestas básicas e água mineral, foram realizadas para as comunidades impactadas.
Em Outeiro, os focos de incêndio estão sob controle, mas os esforços de contenção e assistência às comunidades atingidas continuam, com a Defesa Civil distribuindo recursos essenciais aos voluntários locais que ajudam no combate ao fogo.
*Matéria realizada com informações do portal Agência Belém.