Nesta segunda-feira, 20, o presidente Lula (PT) participou de uma sessão de fotos ao lado de todos os chefes de estado presentes na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. No entanto, o presidente não sorriu ao tirar foto com o presidente argentino, Javier Milei.
Entenda o que aconteceu
Os dois não se encontravam desde dezembro de 2023, quando Milei assumiu a presidência da Argentina. Milei é um crítico assíduo de Lula, no qual já chegou a chamar o presidente brasileiro de “corrupto” durante a campanha e acusado de ter boicotado o Mercosul.
É de conhecimento público que ambos possuem opiniões discordantes, enquanto Lula critica o neoliberalismo, o Milei defende. Inclusive, o presidente argentino afirmou à imprensa que o sistema financeiro “retirou milhões de pessoas da miséria”. Já Lula, falou que “É urgente rever regras e políticas financeiras que afetam desproporcionalmente os países em desenvolvimento”.
A Argentina seria o único país a ficar de fora da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa do governo Lula na cúpula, mas aderiu de última hora.
*Matéria realizada com informações dos Portais Uol e G1.