Indígenas Tembé denunciaram que a Terra Indígena (TI) Turé-Mariquita, que fica localizada no município de Tomé-Açu, no interior do Pará, vem sofrendo com incêndios há mais de uma semana.
“Estamos lutando sozinhos contra o fogo, abandonados pelos órgãos competentes que deveriam nos proteger e proteger a floresta”, afirmou a comunidade Tembé, em comunicado à imprensa.
Impactos da destruição
A comunidade apontou que os incêndios vêm causando impactos na ambientais grandes como Igarapés secando, animais morrendo e crianças, idosos e gestantes enfrentam complicações respiratórias devido à fumaça.
Ainda segundo a comunicação da comunidade indígena, a crise gera “medo, angústia e incerteza sobre o futuro”. A comunidade também levantou a possibilidade de que os incêndios tenham origem criminosa:“Os incêndios em nossas áreas podem ter diversas causas, mas a hipótese de serem provocados intencionalmente, ou seja, de forma criminosa, é frequentemente levantada devido a conflitos de interesse envolvendo essas terras”, destacou um representante.
O BT entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e aguarda um retorno sobre a atual situação dos incêndios na região.