//

Polícia Civil do Pará inicia devolução de 400 celulares roubados

A Polícia Civil do Pará vai devolver mais de 400 celulares roubados, que foram recuperados em operações contra o crime. Os aparelhos devem chegar às mãos dos devidos proprietários a partir de hoje, 18.

A iniciativa é parte da operação de nome “Reconecta”, que tem a finalidade de restituir os dispositivos móveis furtados ou roubados no Pará. As pessoas que tiveram os aparelhos roubados ou furtados foram notificadas para receber o celular no auditório da Delegada Ione Coelho, na Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Nazaré, em Belém, a partir das 8h. A ação é coordenada pela Diretoria de Polícia Especializada (DPE) e conta com a participação das unidades policiais da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM).

Nos últimos 11 meses de 2024, cerca de 2.357 celulares foram recuperados pelas equipes da diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), seguidos de 2.792 aparelhos celulares pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e 269, através das equipes da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), o que totaliza 5.418 aparelhos recuperados em 2024.

Polícia

O número atual supera os dados de 2023, onde foram recuperados 2.043 aparelhos celulares. Já em 2022, no comparativo entre janeiro e outubro de 2022, foram recuperados 1.059 celulares. O aumento do número reflete o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil no que envolve o tratamento de dados e sistematização do fluxo de procedimentos a serem adotados quando da notícia de crime envolvendo a subtração do aparelho celular.

Para readquirir o aparelho é necessário que o proprietário compareça com um documento de identificação com foto.