Na última quinta-feira (9), uma ação conjunta da Polícia Civil e da distribuidora Equatorial Pará identificou cinco estabelecimentos comerciais em Mosqueiro com suspeita de envolvimento em furto de energia elétrica. Entre os locais investigados, estavam restaurantes e lojas de conveniência. Os responsáveis pelos imóveis foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
Irregularidades encontradas na operação
Durante a operação, técnicos constataram que os medidores de energia dos estabelecimentos não registravam corretamente o consumo real. Essa irregularidade é um dos principais indícios de fraude. Após a identificação das irregularidades, a Equatorial Pará deu início à regularização do fornecimento de energia na área afetada.
Entenda o crime de furto de energia
O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e pode resultar em pena de até oito anos de prisão. Além de ser uma prática ilegal, também coloca em risco a segurança das pessoas e compromete a qualidade do fornecimento de energia elétrica, podendo causar interrupções no serviço para outros consumidores.
Como denunciar furtos de energia?
A população pode contribuir para combater esse tipo de crime por meio de denúncias. Os canais disponíveis são:
- Disque Denúncia da Polícia Civil: 181
- Equatorial Pará:
- Telefone: 0800 091 0196
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Agências de atendimento presencial
Já segue o BT no Instagram? Clique aqui