O medico psiquiatra Ítalo Marsili, seguidor do escritor Olavo de Carvalho, começou uma campanha pela canonização de Olavo, considerado um “guru” para os apoiadores de presidente Jair Bolsonaro (PL). O escritor morreu na ultima segunda-feira, 24, após ser internado com Covid. Olavo se recusou a tomar a vacina contra o Coronavírus e chegou a declarar publicamente que o vírus não existia e que era uma “historinha de terror para acovardar a população”.
O médico psiquiatra fez uma postagem em suas redes sociais e criou um endereço de e-mail para receber depoimentos sobre conversões à igreja católica a partir da “influência” de Olavo de Carvalho. Em suas redes, Ítalo diz já ter recebido mais de 5.000 respostas.
O psiquiatra tem atualmente mais de 1,6 milhões de seguidores em suas redes sociais.
Em sua publicação, Ítalo diz que o “espirito santo” usou a vida de Olavo para influenciar pessoas.
Em seus stories, Ítalo comentou sobre a canonização e sobre a repercussão da coleta de depoimentos em um programa de TV matinal.
Em maio de 2020, o psiquiatra teria sido cotado para fazer parte do Ministério da Saúde, após a demissão do cardiologista Nelson Teich, e viajado até Brasília para conversar com o presidente.