//

‘Violência contra nossa existência’, diz artista plástica algemada e presa por fazer topless

A artista plástica Beatriz Coelho foi detida neste domingo, 30, após fazer topless em uma praia. Beatriz é ex-namorada da atriz Camila Pitanga e foi levada para a delegacia, tendo seus pés algemados. A artista plástica chegou a publicar em suas redes sociais uma foto questionando: “O que pode acontecer com uma mulher que faz topless no Brasil?”

Publicação de Beatriz após ser presa por fazer topless. Foto: Reprodução

Tomar sol sem sutiã com seios à mostra não é crime no Brasil, mas pode ser entendido como “ato obsceno” pela lei, o que configura crime pelo Código Penal. A pena pode ser de um a três meses de detenção ou multa.

Beatriz foi presa e algemada por fazer topless. Foto: Reprodução

Isto depende da interpretação da autoridade que presencia a cena e o ambiente ao redor.

Beatriz chegou a comentar na publicação que excluída sobre a ‘ironia’ presenciada por ela na delegacia: “o mais irônico é que ao meu lado, na delegacia, tinha um homem aguardando sem camisa”. E completou: “Nem na delegacia um homem precisa estar vestido”.

Beatriz teve os pés algemados por fazer topless. Foto: Reprodução

Camila Pitanga saiu em defesa da ex-namorada e fez uma publicação em suas redes sociais. No texto, a atriz afirma que Beatriz “sofreu uma violência policial claramente motivada pelo machismo e homofobia”.

A artista plástica agradeceu, nesta segunda-feira, 31, o apoio recebido nas redes sociais: “Muito obrigada, me sinto imensamente acolhida e apoiada”, disse ela. “Gostaria de poder responder cada mensagem mas preciso de um pouco de recolhimento, então envio a todes meu afeto, amor e luta”, revelou.

Ela chegou a publicar algumas mensagens com críticas a ela: “postei aqui algumas mensagens de ódio pois acho importante entendermos a dimensão da violência contra nossa existência e nossas lutas”, declarou.