/

As 36 perguntas que levam ao amor

Quanto mais vulneráveis nos apresentamos aos nossos pares, mais criamos proximidade entre nós

Foto: Reprodução

Apesar de vivermos a era dos amores e relações líquidas, superficiais, lá no fundo parece que todo ser humano existe para viver em pares. Alguns filósofos arriscam dizer que a nossa evolução, como espécie, se dá a partir das nossas relações. Quando criamos conexão, humano a humano, expandimos nossas dimensões humana e espiritual. Mas criar intimidade e aproximação verdadeiras não é coisa fácil.

Existe um ensaio, de um psicólogo chamado Arthur Aron, que pesquisa se a intimidade entre duas pessoas estranhas pode acelerar se eles fizerem , um ao outro, perguntas pessoais específicas.

A ideia é fascinante. Pesquisadores estão entendendo que a vulnerabilidade mútua promove a proximidade. Mas mostrar nossas vulnerabilidades para qualquer pessoa, mesmo aquela que a gente ama, não é fácil.

Foto: Reprodução.

O experimento do Dr. Aron coloca numa sala, frente a frente, dois desconhecidos, com uma relação de 36 perguntas iguais que cada um fará ao outro, e o outro terá de responder. Depois eles passam quatro minutos se encarando em silêncio. São perguntas que aceleram a intimidade, perguntas muito pessoais como: Se você pudesse mudar alguma coisa na forma como foi criado, o que mudaria? Qual é a sua memória mais terrível? Complete esta frase: “Eu gostaria de ter alguém com quem eu pudesse compartilhar”. Como diz o Dr. Aron, são 36 perguntas que levam ao amor, ou não né?! Vai que as respostas da outra pessoa te decepcionem? Ora, até isso também é bom. Já não perderíamos tempo com barcos furados. Mais interessante deve ser usar estas 36 perguntas se você está, nesse momento, com um parceiro , com uma parceira. Quem sabe se  mostrando totalmente vulnerável, a empatia e a compaixão não acabam polindo o  amor que vocês têm um pelo outro?

Foto: Reprodução.

É na intimidade que a gente se perde. É quando a intimidade aumenta que as revelações aparecem, para o bem ou para o mal. Então que tal acelerar isso? 

Não existem respostas certas ou erradas. Existe você se revelando a cada resposta e todas as 36 perguntas são abertas. Não dá para ir lá e marcar um x. Precisa se comprometer.

As 36 perguntas que levam ao amor são divididas em 3 blocos e cada bloco de perguntas é mais investigativo, e íntimo, do que o outro. 

Solteiros e solteiras recém-separados também usam as 36 perguntas que levam ao amor com seus crushs. Quem sabe um deles não se transforme naquela relação que você sempre desejou?

Todos nós temos uma narrativa de nós mesmos que oferecemos a estranhos e conhecidos, mas as perguntas do Dr. Aron tornam impossível a gente mesmo confiar nessa narrativa.

As 36 perguntas que levam ao amor se concentram em criar proximidade interpessoal, investigando como a gente acaba incorporando em nosso senso de identidade a identidade do outro. O ponto central das 36 perguntas não é o que eu esteja vendo alguém na minha frente se revelando, mas que eu esteja vendo alguém me vendo realmente como eu sou. Sabe uma coisa mais surpreendente? Revelar nossas vulnerabilidades faz a gente se sentir corajosos e surge uma admiração por nós mesmos.

Então a gente te convida para esse experimento social e relacional. Que tal pegar as 36 perguntas que levam ao amor e compartilhar com seu par? Que tal fazer todo o experimento e depois contar aqui para gente o resultado da sua experiência?

Em uma era onde a superficialidade é o principal algoritmo das relações, ser profundo talvez seja um grande ato subversivo.

Alguém com coragem de pegar essas 36 perguntas, puxar um banquinho e chamar seu companheiro ou companheira e dizer: bora ser vulnerável um ao outro e assim nos tornar mais próximos e mais amorosos ainda?

QUESTIONÁRIO: AS 36 PERGUNTAS QUE LEVAM AO AMOR. 

Foto: Reprodução.

Conjunto I

1. Dada a escolha de qualquer pessoa no mundo, quem você gostaria de convidar para o jantar?

2. Você gostaria de ser famoso? De que maneira?

3. Antes de fazer uma ligação, você ensaia o que vai dizer? Por quê?

4. O que constituiria um dia “perfeito” para você?

5. Quando você cantou pela última vez para si mesmo? Para outra pessoa?

6. Se você pudesse viver até os 90 anos e manter a mente ou o corpo de uma pessoa de 30 anos nos últimos 60 anos de sua vida, o que você gostaria?

7. Você tem um palpite secreto sobre como vai morrer?

8. Cite três coisas que você e seu parceiro (eu e vc)  parecem ter em comum.

9. Pelo que em sua vida você se sente mais grato?

10. Se você pudesse mudar alguma coisa na forma como foi criado, o que mudaria?

11. Reserve quatro minutos e conte ao seu parceiro (eu e vc) a história de sua vida com o máximo de detalhes possível.

12. Se você pudesse acordar amanhã tendo adquirido qualquer qualidade ou habilidade, qual seria?

Conjunto II

13. Se uma bola de cristal pudesse lhe dizer a verdade sobre você, sua vida, o futuro ou qualquer outra coisa, o que você gostaria de saber?

14. Existe algo que você sonha em fazer há muito tempo? Por que você não fez isso?

15. Qual é a maior realização de sua vida?

16. O que você mais valoriza em uma amizade?

17. Qual é a sua memória mais preciosa?

18. Qual é a sua memória mais terrível?

19. Se você soubesse que em um ano você morreria de repente, você mudaria alguma coisa na maneira como você está vivendo agora? Por quê?

20. O que a amizade significa para você?

21. Que papéis o amor e a afeição desempenham em sua vida?

22. Alternar compartilhar algo que você considera uma característica positiva de seu parceiro (eu e vc). Compartilhe um total de cinco itens.

23. Quão próxima e calorosa é sua família? Você sente que sua infância foi mais feliz do que a da maioria das outras pessoas?

24. Como você se sente em relação ao seu relacionamento com sua mãe?

Conjunto III

25. Faça três declarações “nós” verdadeiras cada. Por exemplo, “Nós dois estamos nesta sala sentindo…” (eu e vc)

26. Complete esta frase: “Eu gostaria de ter alguém com quem eu pudesse compartilhar…”

27. Se você vai se tornar um amigo próximo de seu parceiro, por favor, compartilhe o que seria importante para ele saber.

28. Diga ao seu parceiro (pensa em mim. Pensei e ti para repsonder)  o que você gosta nele; seja muito honesto desta vez, dizendo coisas que você pode não dizer a alguém que acabou de conhecer.

29. Compartilhe com seu parceiro um momento embaraçoso em sua vida.

30. Quando você chorou pela última vez na frente de outra pessoa? Por você mesmo?

31. Diga ao seu parceiro(eu e tu) algo que você já gosta nele.

32. O que é sério demais para ser motivo de piada?

33. Se você morresse esta noite sem oportunidade de se comunicar com ninguém, o que você mais se arrependeria de não ter contado a alguém? Por que você ainda não contou a eles?

34. Sua casa, contendo tudo o que você possui, pega fogo. Depois de salvar seus entes queridos e animais de estimação, você tem tempo para fazer uma corrida final com segurança para salvar qualquer item. O que seria? Por quê?

35. De todas as pessoas da sua família, qual morte você acharia mais perturbadora? Por quê?

36. Compartilhe um problema pessoal e peça conselho ao seu parceiro sobre como ele pode lidar com isso. Além disso, peça ao seu parceiro para refletir sobre como você parece estar se sentindo em relação ao problema que escolheu.