O Pará registrou no mês de fevereiro de 2022, o menor número de crimes violentos desde o ano de 2010. Os dados de redução de crimes foram divulgados pela Secretaria de segurança Pública do Pará – SEGUP que apontou que em fevereiro deste ano, foram registrados 159 casos de crimes. Em 2017, considerado o pior mês em casos de violência desde 2010, foram registrados 334 casos. O que significa uma redução de 52,39% em crimes.
Os casos avaliados na pesquisa são os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que abordam crimes de homicídio, latrocínio (que é roubo seguido de morte), e lesão corporal seguida de morte. Esses crimes tiveram redução de 14% em todo o estado comparados com o mesmo período no ano passado.
Todos estes dados foram divulgados na noite desta quarta-feira, 2, pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e também nas redes sociais do governo estadual.
COMO ESTAVA O PARÁ EM NÚMEROS DE VIOLÊNCIA EM 2010?
No ano de 2010, o Pará estava entre os três estados com maior taxa de homicídios do Brasil, segundo dados do portal de notícias G1, com pesquisa realizada com informações dos ministérios da Saúde e Justiça. O Pará estava em segundo lugar no ranking de casos de homicídios com 45,9 casos de crimes por 100 mil habitantes.
O governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre a importância do trabalho integrado do Sistema de Segurança Pública e afirmou que esses números mostram o momento vivido pelo Pará. “Fazer segurança pública num ambiente geográfico que é o Pará nos faz trabalhar para ir além e alcançarmos resultados ainda melhores”. Disse o governador.
SEGUP TAMBÉM AFIRMA REDUÇÃO EM CASOS DE ROUBOS
Em fevereiro deste ano, os registros de roubos também tiveram redução segundo a secretaria. A queda foi de 15,38% em comparação com o mesmo período em 2021, e de 53,12% se comparados com 2018, em todo o território paraense. Os roubos a carros e ônibus em fevereiro de 2022 também apontaram queda de 22,54%, e 54% ao comparar com o mesmo mês de 2021, respectivamente.
AUMENTO NO NÚMERO DE VIATURAS POLICIAIS, TU VISTE?
O chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO) coronel Pedro Celso, afirmou que os números também são decorrência do aumento no número de viaturas nos principais corredores da Região Metropolitana de Belém e do interior do Estado, e também renda extra aos policiais militares. “Até o ano passado, a gente conseguia 27 mil jornadas extraordinárias por mês. Para este ano, já aumentamos para 31 mil”, informou o oficial.
JÁ VISTE VIATURAS DE PM POR AI?
O coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM, ressaltou que nos dois primeiros meses de 2022 que duas novas operações preventivas de crimes foram feitas: a ‘Madrugada da Paz’, que tem o objetivo colocar viaturas em pontos estratégicos entre as 23 e 03 da madrugada, enquanto outra parte dá continuidade às incursões, saturações e atendimento de missões encaminhadas pelo Ciop.
A outra estratégia é a ‘Contraturno’, que acontece todos os dias 5 às 11 h, por militares que são voluntários e recebem gratificações extras pelo serviço. As equipes posicionam as viaturas para perto das paradas de ônibus e locais com maior fluxo de pessoas. Com objetivo de reduzir um dos crimes que é o terror de todos que dependem dos transportes coletivos: o roubo em ônibus e paradas.