//

Festival gastronômico acontece esse fim de semana em Belém

IA COMIDA?

Um festival gastronômico está acontecendo esse fim de semana em Belém. O evento está na primeira edição e se chama “Belém no prato”, e nele, chefs paraenses produzem receitas feitas com base na produção local dos seus insumos, ou seja, com produtos de Belém.  

O evento foi idealizado justamente para incentivar esse uso em restaurantes da capital já que segundo a idealizadora, chef Esther Weyl, os restaurantes de Belém não costumam usar produtos da cidade.

“Temos muita valorização da nossa cultura alimentar, mas não tanto dos nossos produtos. Parece que a gente vende o insumo, mas não a tecnologia do insumo. Então, pensando nisso, eu chamei alguns amigos chefs” disse Esther na abertura do evento.

A abertura do festival aconteceu na sexta, 4. Imagem: Marcos Barbosa – Comuns. Agência Belém

Ao todo são 22 estabelecimentos participando. Cada um vai apresentar um prato diferenciado, produzido especialmente para o festival, com produtos locais que foram escolhidos antes por sorteio.

A abertura aconteceu no restaurante “Restô do Porto”, no bairro do Reduto, na noite de ontem, 4, e continua neste sábado e domingo, 5 e 6 de março no mesmo local com feira dos produtores. Os pratos podem ser consumidos nos 22 restaurantes que estão participando.

O evento de abertura teve a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues que disse a cidade tem “todas as condições para ser uma estrela mundial, como já é.”

Edmílson também declarou que o turismo gastronômico só pode ser desenvolvido se o próprio povo valorizar a cultura alimentar e comentou sobre o investimento no projeto que pretende transformar a Avenida Boulevard Castilho França – próximo da praça Magalhães Barata, entre a Avenida Presidente Vargas e a Travessa Frutuoso Guimarães – em um grande espaço aberto de turismo, com valorização da gastronomia regional  e com espaços para convivência.

TU SABIA DESSA?

Belém tem desde 2015 o título Cidade Criativa da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, e faz parte da rota de turistas de diversos países.