//

Prefeito de Itaituba diz que estava “só elogiando as mulheres” 

Valmir Climaco chama o assédio que praticou de elogio. MDB nacional se pronuncia e MPPA analisa medida civil pública

Foto: Reprodução

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, nossa equipe conseguiu entrar em contato com o prefeito Valmir Climaco (MDB), de Itaituba, que foi protagonista de uma cena de importunação sexual e violência contra as mulheres, em uma festa, no último sábado (05). 

Prefeito de Itaituba saiu carregado da festa. Foto: Reprodução.

Em entrevista por telefone, o prefeito se justificou dizendo que estava elogiando as mulheres. “Eu estava numa festa fechada, onde tinha vários amigos, várias “mulher” todo mundo já com o balde derramando pela boca e fui elogiar as “mulher”, disse Valmir.  

Valmir Climaco discursando bêbado na festa. Vídeo: Reprodução.

O prefeito também citou suas filhas, esposa e irmãs e afirmou que foi um exagero. “Eu tenho quatro filhas, eu tenho uma mulher, eu tenho nove irmãs, eu tenho cinco netas, eu sou um homem que graças a Deus tem uma boa reputação aqui na minha cidade. Foi um exagero, foi uma maneira de elogiar as “mulhé” que tava ali”, disse. 

Valmir Climaco dançando e tirando a camisa em festa em Itaituba. Vídeo: Reprodução.

Quando questionado sobre se fizessem o mesmo com suas filhas, o prefeito disse que não gostaria e contrariou as imagens que circulam pela internet, dizendo que suas falas foram ditas entre amigos. ”Talvez eu não ia gostar mesmo não, mas eu não falei pra nenhuma pessoa que não fosse amigo meu”, rebateu. 

REPERCUSSÃO

MDB, partido de Climaco, reagiu ao episódio. Foto: Reprodução.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação do MDB nacional que lamentou o episódio. “O MDB considera lamentável o episódio envolvendo o prefeito de Itaituba (PA), e espera que as autoridades locais apurem o caso de acordo com a atual legislação sobre importunação sexual. O MDB é a única sigla a contar com uma mulher na corrida presidencial. É também o único partido a se comprometer a abrigar 30% de mulheres em todos os postos de direção partidária”, disse a nota. 

Segundo o Ministério Público do Pará, uma promotora de justiça já está analisando as imagens para avaliar possível medida civil pública contra o prefeito de Itaituba.