/

População denuncia caso de maus tratos no CCZ de Ourilândia do Norte no Pará. ‘É uma casa dos horrores’

Imagens chocantes de uma denúncia chegaram para a equipe do BT na manhã desta quinta-feira, 10, contra a prefeitura de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará. Pessoas da população que preferem não ser identificadas, denunciam um estado de total calamidade e abandono no Centro de Controle de Zoonoses Firmino Freitas da Silva (CCZ).

Imagem do Centro de Controle de Zoonozes em 2020. Imagem: Reprodução, internet.

O local, que segundo dados da própria prefeitura, já abrigou cerca de 120 animais está em estado de total abandono.

Nas imagens enviadas ao BT, e para diversas entidades voltadas para a causa animal, é possível ver vários animais no local extremamente debilitados apresentando sinais evidentes de maus tratos. Todos estrão desnutridos, com diversas feridas pelo corpo, o que violaria o artigo 32 do código penal.

Em um trecho do vídeo, é possível ver dois cachorros já sem vida abandonados entre os outros vivos. Segundo os denunciantes, a administração do CCZ não recolhe os animais que morrem no local.

“É uma casa dos horrores. Os animais são deixados pra morrer lá. O lugar não é coberto e eles ficam expostos na chuva e no sol” Disse o denunciante ao BT.

O local também aparece nas imagens extremamente sujo repleto de fezes. Segundo os responsáveis pelas imagens, os registros foram feitos na ultima segunda-feira, 7 de março.

Segundo os responsáveis pela denúncia, houve uma conversa com o prefeito do município, Julio Cesar Dairel, que alegou não haver verba para manter o local, e que caso alguma denuncia fosse feita, os animais seriam abandonados na rua. Ainda segundo os denunciantes, o caso já foi informado ao Ministério Público e para a Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente (DEMA).

As imagens chocantes do local já foram divulgadas e circulam nas redes sociais.

O Deputado Estadual Igor Normando (Podemos), também recebeu a denúncia e disse que acionou o Ministério Público do estado.

O BT entrou em contato com a Prefeitura de Ourilândia do Norte mas ainda não obteve resposta.

Veja as imagens: