Famílias que têm pets em casa mas que não têm condições de arcar com o procedimento de castração agora poderão ter acesso ao procedimento. O programa Pará Pet, atrelado à Fundação Pará Paz, do governo do estado, lançado nesta segunda-feira, 14, Dia Nacional dos Animais, vai atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Até 3 mil animais poderão ser esterilizados por mês.
Com três unidades móveis, o programa se propõe a atender as comunidades mais vulneráveis para trabalhar na redução de maus-tratos, violência e abandono animal. O serviço irá desafogar o sistema municipal e viabilizar assistência à população do estado.
Animais de rua e de abrigos também poderão ser atendidos, com o intuito de evitar a propagação de doenças que ofereçam risco de contaminação aos humanos.
Na cerimônia de lançamento do Pará Pet, realizada nesta manhã (14) no Palácio do Governo, em Belém, a cachorra Frida assinou simbolicamente o documento que institui o programa.
O governador do estado, Helder Barbalho, destacou que a iniciativa pretende contribuir com projetos que trabalham pela causa animal que já existem no estado e alavancar mais ações em defesa dos animais.
Atendimentos
Inicialmente as unidades farão atendimentos na Região Metropolitana de Belém. Cada uma das três unidades têm capacidade para 1 mil atendimentos por mês, totalizando três mil procedimentos mensalmente
Autoridades do Estado e representantes de abrigos de proteção animal do estado participaram da cerimônia. Entre eles, Elizabete Pires, coordenadora do projeto “Peludinhos da UFPA” e o deputado estadual Igor Normando (Podemos).