Nem todo mundo é o Julius de Todo Mundo Odeia o Cris pra levar na boa dois empregos. Daí vem a dúvida: É possível ser vereador e jogador de futebol na ativa ao mesmo tempo?
Aparentemente, essa junção não está dando tão certo quanto o esperado, sobretudo pra população que é quem paga o salário de um vereador. O Goleiro Vinícius (Republicanos), eleito vereador de Belém em 2020, faltou em 28 de 78 sessões da Câmara Municipal de Belém (CMB), sendo 26 faltas em sessões ordinárias.
Segundo a Lei Orgânica do Município de Belém, o goleiro teve faltas o suficiente para ser cassado. Mas calma! Já, já vamos explicar sobre a cassação. Antes, vamos falar sobre a “bola da vez”: a novela das justificativas do goleiro.
Justificativa é um requerimento que o vereador pede pra “justificar” a sua falta. No caso do jogador, sim, ele justifica com “agenda externa” ou só “agenda”.
Agora, a pergunta valendo a “travessia” do jogador para o Paysandu: quais eram as justificativas da estrela do Remo para faltar em 35,9% das sessões no ano de 2021 ?
Fomos atrás das justificativas e para nossa nem tanta surpresa assim o jogador estava fazendo aquilo que faz de melhor (adivinhem só), jogando bola.
Vamos ao raio X da frequência do vereador na câmara…
7 de abril de 2021
No dia sete de abril do ano passado, o vereador apresentou documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
Entretanto, no mesmo dia o parlamentar esteve presente em uma sessão de treinamentos do Remo, no Estádio Evandro de Almeida, conforme as redes sociais do próprio clube.
2 de junho de 2021
No dia dois de junho do ano passado, Vinícius novamente apresentou documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
Entretanto, no mesmo dia o vereador foi escalado como titular para a partida contra o Atlético Mineiro, pela Copa do Brasil.
9 de junho de 2021
No dia nove de junho do ano passado, Vinícius mais uma vez apresentou documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
Adivinha? No mesmo dia, Vinícius esteve presente em mais uma sessão de treinamentos do Remo, na Toca da Raposa, em Minas Gerais, segundo as redes sociais do clube.
16 de junho de 2021
Tudo de novo! No dia 16 de junho, o parlamentar apresentou documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
Ora, ora vejam só, Vinícius esteve novamente escalado como titular em um jogo do Remo pelo Campeonato Brasileiro da Série B, contra o Vitória-BA, no Estádio Evandro de Almeida.
10 de agosto de 2021
No dia 10 de agosto, o parlamentar apresentou documento em que afirma estar em “agenda” para justificar sua ausência na sessão.
E mais uma vez (é sério!), ele foi escalado como titular em um jogo do Remo pelo Campeonato Brasileiro da Série B, contra o Goiás-GO, no Serrinha.
17 de agosto de 2021
No dia 17 de agosto, o vereador apresentou documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
Entretanto, no mesmo dia, ele foi escalado como titular em um jogo do Remo pelo Campeonato Brasileiro da Série B, contra o Confiança-SE, na Arena Batistão.
21 de setembro de 2021
No dia 21 de setembro, Vinícius apresentou documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
E como vocês já devem supor, ele foi escalado como titular em um jogo do Remo, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, contra o Guarani-SP, no Brinco de Ouro.
Vinícius lesionado
No dia 23 de setembro, o Remo anunciou que havia detectado uma lesão no joelho de Vinícius e que, por isso, ele iria desfalcar o time por, pelo menos, duas semanas.
Entretanto, as expectativas do clube não foram atendidas e o goleiro passou mais de um mês fora dos gramados.
O mês de outubro
Já no mês de Outubro, enquanto estava lesionado, Vinícius esteve presente em todas as sessões da CMB.
Nos exemplos acima, é possível ver que Vinícius conta como “presente” nas sessões dos dias 13 e 18 de outubro de 2021.
Vinícius recuperado
No dia 11 de novembro, o Remo anunciou que Vinícius iria voltar a ser escalado para os jogos do time. O retorno aconteceu em um jogo fora de casa, pela Copa Verde.
Quando o jogador assume, o vereador sai de campo
24 de novembro de 2021
Agora devidamente recuperado, o vereador retorna aos campos. No dia 24 de novembro, Vinícius voltou a apresentar documento em que afirma estar em “agenda externa” para justificar sua ausência na sessão.
Entretanto, no mesmo dia, ele foi escalado como titular em um jogo do Remo pela Copa Verde, no Evandro de Almeida.
Entre a data que Vinícius voltou de lesão e a última sessão da Câmara em 2021, aconteceram 15 sessões, entre ordinárias e extraordinárias, na Casa. Dessas 15, o vereador esteve ausente, com faltas justificadas, em oito sessões.
Fora as sessões que batem diretamente com a agenda do Remo, há, ainda, aquelas que acontecem no dia anterior aos jogos. E, quando os jogos são fora do estado, Vinícius também apresenta justificativa para falta. É o caso da sessão extraordinária do dia 7 de dezembro, por exemplo. Vinícius estava viajando com a delegação azulina e, no dia 08 foi titular na partida contra o Vila Nova-GO, em Goiânia.
Números de Vinícius na Câmara
Cidadão paraense
Vinícius recebeu o título de cidadão paraense em dezembro do ano passado, através de um Projeto de Lei do Deputado Estadual Gustavo Seffer (PSD).
Ver esta publicação no Instagram
Na ocasião, Vinícius recebeu a placa pelas mãos do deputado Gustavo Seffer e do também Deputado Estadual Chicão, presidente da Alepa.
No último mês, o BT foi atrás da lista de frequência dos vereadores da Câmara. Toda a pesquisa gerou muitas dúvidas e abriu espaço para suspeitas de fraude.
Cassação
O que diz a Lei Orgânica do Município? O vereador que faltar em 1/3 das sessões no mesmo mês, sem justificativa, terá descontado 50% do seu salário. E, em caso de reincidência, a Câmara Municipal de Belém poderá estabelecer outras penalidades, inclusive a cassação do mandato do vereador.
A reincidência, citada na Lei Orgânica, foi praticada por Vinícius. Em junho de 2021, aconteceram 12 sessões ordinárias e, destas, o goleiro esteve ausente em sete.
Já em novembro, a Câmara teve nove sessões ordinárias. Destas, Vinícius faltou cinco sessões.
Resposta da Câmara Municipal de Belém
Em nota, a Câmara Municipal de Belém afirmou que agenda do vereador é pessoal e a CMB não possui controle sobre. Leia a nota na íntegra:
“A CMB, através da mesa diretora, recebe da assessoria do vereador a justificativa. A agenda do vereador é pessoal e a CMB não possui controle sobre as ações que os 35 vereadores fazem nas suas atividades.”
Resposta do vereador Vinícius
Entramos em contato com a assessoria do vereador Goleiro Vinícius, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno.