//

Lula vence em todos os cenários de intenção de voto; Bolsonaro perde em todos, diz BTG/FSB

A pesquisa de opinião encomendada pela BTG Pactual e levantada pelo Instituto FSB Pesquisa neste mês de março sobre as eleições 2022, revelam que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva se consolida como favorito pelo eleitorado brasileiro e lidera as intenções de voto seguido de Jair Bolsonaro. Lula aparece com 43% das intenções de voto contra 29% de Bolsonaro.

Todos os demais sete nomes somam 24% das intenções dos eleitores. A lista é encabeçada por Ciro Gomes (PDT), com 9%; seguido do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%. Somente 5% dos eleitores não escolheram nenhum dos nomes.

O sócio-diretor do instituto FBS Pesquisa disse que “com o atual patamar de ótimo/bom, Bolsonaro se mostra muito competitivo para disputar um eventual 2º turno contra Lula. Hoje, os dois deixam pouco espaço para a chamada terceira via”.

Em outros cenários secundários cogitados pela pesquisa, Lula ainda lidera. Em uma disputa no segundo turno com Moro, Lula teria 53% contra 32% do ex-juiz. Lula também derrota João Dória, com 54% contra 22% do governador de São Paulo. Ciro Gomes ficaria com 29% contra 50% do petista.

Em cenários secundários com Bolsonaro, Ciro Gomes venceria com 52% contra 36% do chefe do executivo. Moro também ganharia de Bolsonaro com 43% contra 36% do presidente. Na disputa com Dória, Bolsonaro perderia com 38% contra 44% do governador de SP.

Simulação do segundo turno das eleições presidenciais 2022. Imagem: Reprodução BGT Pactual/FSB

GOVERNO BOLSONARO

Na avaliação do atual governo, 29% do eleitorado considera Bolsonaro como ótimo/bom, 17% regular e 53% como ruim/péssimo. A porcentagem dos que desaprovam o governo é de 61% contra 34% que aprovam. 

O governo é melhor avaliado por homens das regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, com renda mais alta e evangélicos. 

A pesquisa também avaliou qual candidato está mais bem preparado para governar o Brasil em termos de redução de pobreza, manutenção ou ampliação de programas sociais, geração de empregos, controle de preços, redução de impostos, combate à pandemia, promoção do crescimento econômico e combate à corrupção. Lula vence Bolsonaro em todos os cenários. 

O Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas das 17h do dia 18 às 15h do dia 20, e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09630/2022. O resultado completo pode ser conferido aqui.