O Programa Forma Pará abriu 1.210 vagas para a primeira edição da chamada 2022. Destas mais de 1.200 vagas, 400 são para cursos oferecidos pela Uepa, e outras 810 para cursos da Ufra, Unifesspa e Ufopa.
Para tirar suas dúvidas de como será o curso e como serão as inscrições, o BT conversou com o assessor pedagógico do programa, Diego Coimbra, que explicou como será o processo.
COMO SE INSCREVER?
O processo de inscrição iniciado no último sábado, 19, e que se encerraria em 15 de março, foi prorrogado até 4 de abril.
“Atualmente temos 1.210 vagas com o edital que foi lançado entre 1 e 15 de março. Entre essas datas, foram publicados os editais da Unifesspa, Ufopa, Ufra e Uepa. Atendemos 24 municípios com um total de 25 turmas. São aproximadamente 12 cursos levados para estes municípios”, informou Diego.
Você pode conferir os editais clicando aqui. Podem se inscrever no processo seletivo todos aqueles que já concluíram o ensino médio ou equivalente.
Os interessados na prova devem acessar o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, a Fadesp, clicando aqui.
A taxa de inscrição do processo seletivo é de R$ 20,00. Sobre os casos de isenção de taxa, Coimbra informou:
“Nas inscrições da Ufra, Ufopa e Unifesspa o período do pedido de isenção de taxa infelizmente já foi encerrado, mas na Uepa, o prazo para pedido é até esta quarta-feira, 23.”
ATENÇÃO!
Candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município ou distrito em que o curso está sendo oferecido, ou que more no local no qual acontece há pelo menos um ano, a contar da data de publicação dos editais, terá um bônus de 10% na nota da prova objetiva. Para isso é preciso comprovar que o candidato fez o ensino médio no município com comprovante de residência.
LOCAIS DE PROVA E DATA:
A prova será realizada dentro do município correspondente a inscrição com data prevista para o dia 24 de abril.
DINÂMICA DA PROVA:
O processo seletivo será uma prova objetiva de cinco questões, com quatro alternativas, para cada disciplina. As disciplinas da prova são: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia
IA REDAÇÃO?
Também terá redação que valerá dez pontos. Será a elaboração de um texto em que serão avaliados: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.
OS CURSOS SÃO PRESENCIAIS?
“Todos os cursos são presenciais, ministrados em cada município nos quais a vaga foi ofertada. Cada curso terá turma própria, assim não sendo necessário se deslocar até outro município para estudar”, explicou o assessor
QUAIS SÃO AS VAGAS?
UEPA:
Pela Uepa, estão sendo ofertados os cursos de Bacharelado em Fisioterapia, em Conceição do Araguaia; Bacharelado em Enfermagem, em Bom Jesus do Tocantins, em Rio Maria, em São Sebastião da Boa Vista e em Bragança; Licenciatura em Pedagogia em Marituba e em Santo Antônio do Tauá; Licenciatura em Letras – Libras, em Marituba. Cada um deles tem 50 vagas.
Ufra
Por meio da Ufra, são ofertadas 500 vagas nos seguintes cursos e municípios, sendo 50 vagas em cada: Agronomia em Jacundá, Baião, Augusto Correa, Igarapé Açu, Xinguara, Limoeiro do Ajuru e Santana do Araguaia; Engenharia Florestal em Pacajá; Zootecnia em Vitória do Xingu; e Medicina Veterinária em Portel.
Unifesspa e Ufopa
Pela Unifesspa, a chamada 2022 do Forma Pará oferta 210 vagas nestes cursos e municípios: Arquitetura e Urbanismo em Redenção e Canaã dos Carajás (40 vagas); Geologia em Rondon do Pará (40 vagas); Medicina Veterinária em São Félix do Xingu (40 vagas); e Pedagogia em Tucuruí (50 vagas). Já pela Ufopa serão 100 vagas com 50 alunos em cada turma do curso de Direito, em Alenquer, e Licenciatura em História, em Óbidos.
AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA:
“Nosso planejamento é ofertar até 1.660 vagas para um total de 34 municípios, levando em consideração a universalização ainda para esse ano do Forma Pará para os 144 municípios pretendemos estender ainda mais o quantitativo de turmas, de municípios atendidos e vagas” afirmou.
O PROGRAMA VIROU LEI:
Até o segundo semestre de 2022, o programa estará presente nos 144 municípios do Pará, segundo o governador do estado, Helder Barbalho. Em outubro do ano passado, o programa virou lei, o que permite que ele continue existindo ao longo dos anos. O Forma Pará também já está apto para ofertar cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).